O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que garante a troca de implante mamário colocado em virtude de tratamento de câncer sempre que houver complicações ou efeitos adversos. O texto da lei foi publicado na edição desta segunda-feira (3/4) do Diário Oficial da União (DOU).
A lei 14.538/23 prevê que o procedimento seja realizado em até 30 dias após a indicação médica, tanto no setor privado quanto no Sistema Único de Saúde (SUS), “bem como assegurar às pacientes acompanhamento psicológico e multidisciplinar especializado na hipótese que especifica”. A medida entrará em vigor em 90 dias.
- Mutirão de reconstrução de mama devolve autoestima para mulheres do DF
- Todos os contraceptivos hormonais aumentam risco de câncer de mama, aponta estudo
- Lula demonstra otimismo e reforça "obsessão" em fazer o país voltar a crescer
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é um dos tipos mais comuns no país, representando 10,5% dos casos, além de ser o tipo que mais mata entre as mulheres. O relatório Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil aponta que, até 2025, serão 74 mil casos novos por ano.
Saiba Mais
- Política Lula demonstra otimismo e reforça "obsessão" em fazer o país voltar a crescer
- Política Cai a quantidade de mulheres em cargos efetivos do governo, aponta relatório
- Política Artistas protestam contra cargo de Mario Frias na Comissão de Cultura
- Política Senado analisa nesta semana 5 das 6 MPs de Bolsonaro aprovadas na Câmara
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.