Saúde

Lula sanciona lei sobre troca de implante mamário para pacientes com câncer

Norma publicada no DOU nesta segunda (3/4) prevê, ainda, acompanhamento psicológico e multidisciplinar às pacientes

Ândrea Malcher
postado em 03/04/2023 12:35 / atualizado em 03/04/2023 12:35
 (crédito: Vasyl Dolmatov)
(crédito: Vasyl Dolmatov)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que garante a troca de implante mamário colocado em virtude de tratamento de câncer sempre que houver complicações ou efeitos adversos. O texto da lei foi publicado na edição desta segunda-feira (3/4) do Diário Oficial da União (DOU).

A lei 14.538/23 prevê que o procedimento seja realizado em até 30 dias após a indicação médica, tanto no setor privado quanto no Sistema Único de Saúde (SUS), “bem como assegurar às pacientes acompanhamento psicológico e multidisciplinar especializado na hipótese que especifica”. A medida entrará em vigor em 90 dias.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é um dos tipos mais comuns no país, representando 10,5% dos casos, além de ser o tipo que mais mata entre as mulheres. O relatório Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil aponta que, até 2025, serão 74 mil casos novos por ano.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE