O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, junto à governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), anunciou nesta sexta-feira (31/3), em Natal, a liberação de R$ 35 milhões do montante de R$ 100 milhões prometidos para atender a crise de segurança pública no estado nordestino.
“Esse dinheiro será destinado ao custeio do sistema de segurança, e para a aquisição de mais viaturas, que ajudarão a recompor a estrutura das forças de segurança do Rio Grande do Norte”, disse o ministro.
Dino também entregou 220 fuzis, pistolas, munições, drones, além de viaturas novas e outras que faziam parte da frota da Força Nacional de Segurança, mas que serão doadas ao estado.
- Operação prende 57 suspeitos de integrar facções e fazer ataques no RN
- O que pode estar por trás dos ataques no Rio Grande do Norte
- Rio Grande do Norte tem primeiro dia sem ataques após onda de rebelião
Segundo o ministro, a Força Nacional não pode permanecer para sempre no Rio Grande do Norte, visto que isso seria a interferência na competência do estado. Ele destacou, porém, que no momento as tropas federais não têm prazo para partir e seguem cooperando com as forças de segurança estaduais.
No evento, Dino também fez a entrega de viaturas específicas para o programa de combate à violência contra mulher, as Patrulhas Maria da Penha, que devem equipar as delegacias da mulher no estado.