Um fenômeno intrigante entre Vênus e Júpiter vai ocorrer nesta quarta-feira (1º/3). Os dois planetas estarão separados apenas por 600 milhões de quilômetros, o que, do ponto de vista terrestre aparentará que os dois estão se "beijando".
O fenômeno é chamado de conjunção, que nada mais é do que a aproximação de estrelas, lua ou planetas mesmo com um outro planeta.
- A vida como conhecemos é impossível em Vênus por falta de água na atmosfera
- Astrônomos descobrem mais 12 luas de Júpiter e planeta ultrapassa Saturno
- James Webb: veja imagens inéditas de Júpiter feitas pelo telescópio
Segundo a Agência Espacial estadunidense (Nasa), os planetas estarão 17 graus acima do horizonte oeste quando o crepúsculo da noite terminar nos EUA (às 18h50). No Brasil, a partir das 20h50. A junção dos planetas ocorrerá cerca de uma hora e meia depois: às 20h31 nos EUA (22h31 aqui). A junção do brilho de Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, com o de Vênus, que é o mais brilhante, criará um brilho espetacular, garante a Nasa.
Para melhor visualização, Júpiter estará à direita enquanto Júpiter ficará a esquerda.
Notícias no seu celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!