CENSO

IBGE conclui pesquisa do Censo em Terra Indígena Ianomâmi

Operação durou 23 dias; os dados preliminares serão divulgados no dia 4 de maio

Mariana Albuquerque*
postado em 31/03/2023 13:51 / atualizado em 31/03/2023 14:39
 (crédito: Michael Dantas/AFP)
(crédito: Michael Dantas/AFP)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) concluiu, nesta sexta-feira (31/3), a pesquisa do Censo nas terras indígenas (TI) Ianomâmi. A operação durou 23 dias, envolveu cinco ministérios e abrangeu os 47% da população que faltavam. Ao todo, mais de 31 mil pessoas foram contadas vivendo em áreas Ianomâmi, que se estende pelos estados de Roraima e Amazonas.

Os supervisores e recenseadores deixarão, nesta sexta, a base de Surucucu, que é mantida pelas Forças Armadas e de onde saíam diariamente em voos de helicópteros da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para coletar os dados censitários nas aldeias.

O grupo recenseado nesta leva vive na parte mais remota do território. Foram contados 16.560 Ianomâmis em aldeias dentro do território de Roraima e outros 10.294 no Amazonas. Além disso, mais de cinco mil indígenas da etnia foram recenseados na operação aérea por helicópteros. Os dados preliminares serão anunciados pelo IBGE no dia 4 de maio.

*Estagiária sob a supervisão de Ândrea Malcher

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE