SAÚDE

Anvisa suspende autorização para uso de medicamento contra covid-19

Órgão regulador concluiu que o Evusheld apresentou queda na eficácia contra a variante ômicron e suas subvariantes, as mais comuns no Brasil

Ândrea Maelcher
postado em 07/03/2023 17:02
 (crédito: Jonathan Nackstrand/AFP)
(crédito: Jonathan Nackstrand/AFP)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu temporariamente a autorização para o uso emergencial do medicamento Evusheld, indicado para prevenção, pré-exposição e tratamento de casos leves de covid-19, bem como para pacientes com alto risco de progressão e agravamento da doença.

“A Anvisa vem acompanhando a eficácia dos medicamentos aprovados contra as novas variantes do SARS-CoV-2 e, de acordo com os dados apresentados pela empresa, o medicamento Evusheld demonstrou queda significativa na atividade contra as variantes de preocupação do novo coronavírus em circulação no país”, disse a agência em nota.

Como a ômicron e suas subvariantes são atualmente as predominantes no Brasil, “após a avaliação dos dados, a diretoria colegiada da agência decidiu, por unanimidade, suspender temporariamente a autorização de uso emergencial do medicamento, até que sejam apresentados dados que comprovem sua eficácia contra as variantes do SARS-CoV-2 em circulação no país”.

Empresas detentoras da autorização que tenham lotes do medicamento em solo brasileiro devem comunicar aos profissionais de saúde sobre a queda de eficácia do produto contra as demais variantes, para que o medicamento seja usado somente quando houver a presença de alguma variante da covid-19 suscetível ao remédio.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade: 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE