Saúde

Anvisa determina apreensão de lotes falsos de Deca-Durabolin e Durateston

Os remédios são usados para tratamento da osteoporose e da reposição de testosterona, respectivamente. Lotes estão circulando com inscrição de empresa que não possui registro desde 2007 no Brasil

Tainá Andrade
postado em 03/03/2023 19:03

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta sexta-feira (3/3), que sejam apreendidos e proibidos os medicamentos falsos de Deca-Durabolin e Durateston.

O órgão encontrou unidades dos remédios circulando no mercado com rótulos da empresa Schering-Plough, que não tem mais o registro válido para o Brasil desde 2007. O indicativo de falsificação causou a suspensão imediata. 

Deca-Durabolin é um esteróide anabolizante utilizado para aumentar a massa óssea em caso de osteoporose, já o Durateston é utilizado na reposição de testosterona e no tratamento do hipogonadismo, quando a testosterona naturalmente é ausente.

A empresa Aspen Pharma Indústria Farmacêutica Ltda que alertou a Anvisa sobre a falsificação. Essa é a única empresa no Brasil que possui o registro ativo para produção dos medicamentos.

“A Aspen ainda ressaltou que quaisquer outros lotes dos medicamentos DuratestonÒe Deca-DurabolinÒcomercializado sob titularidade da Schering-Plough são falsos, tendo em vista que em 2017 foram publicados os cancelamentos dos registros dos mesmos em nome da Schering-Plough, sendo que atualmente tais medicamentos são de titularidade da Aspen”, informou a resolução.

A agência pede que a população se atente à diferença nos rótulos e adquira o insumo apenas em lojas regularizadas pela vigilância sanitária. Caso obtenha um medicamento falsificado, notifique a Notivisa, plataforma do órgão, que recebe as denúncias.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE