O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, divulgou, nesta sexta-feira (3/3), que o governo excluiu do Bolsa Família 1,4 milhão de famílias que vinham recebendo o benefício de maneira indevida. O pente fino no auxílio ocorreu após o Tribunal de Contas da União (TCU) apontar irregularidades devido ao número recorde de beneficiários, que supera 22 milhões de famílias.
No mês passado, o ministro já havia informado ter indícios de que 2,5 milhões de famílias recebiam o benefício de maneira indevida. Nesta sexta, durante coletiva de imprensa sobre a reformulação do programa — assinada na quinta-feira (2) pelo presidente Lula —, Wellington Dias confirmou que, com a exclusão de 1,4 milhão dessas famílias, ainda há cerca de 1 milhão recebendo o pagamento de forma incorreta.
- Governo corta 1,55 milhão de beneficiários do Bolsa Família
- Lula pede fiscalização do Bolsa Família e reforça pagamento a partir de 20 de março
Segundo os dados apresentados pelo ministério e por secretários da pasta, dos 1.479.915 que foram excluídas do Bolsa Família em março, 393,5 mil foram feriram as regras sobre o cadastro de famílias unipessoais. Cerca de 1 milhão foram excluídas por ferirem algum critério do programa — como renda per capita familiar acima do estipulado — e 4,1 mil deixaram o programa voluntariamente.
De acordo com o ministro, o número exato de beneficiários irregulares só sai com a conclusão da revisão do cadastro. “Mas são muito fortes os indícios de que, no mínimo, mais de 1 milhão não preenchem os requisitos", afirmou. Ainda segundo o ministro, a saída de beneficiários irregulares liberou R$ 471 milhões do programa, que poderão ser usados para novos beneficiários.
Notícias no seu celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.