Um fenômeno intrigante entre Vênus e Júpiter vai ocorrer nesta quarta-feira (1º/3). Os dois planetas estarão separados apenas por 600 milhões de quilômetros, o que, do ponto de vista terrestre aparentará que os dois estão se "beijando".
O fenômeno é chamado de conjunção, que nada mais é do que a aproximação de estrelas, lua ou planetas mesmo com um outro planeta.
- A vida como conhecemos é impossível em Vênus por falta de água na atmosfera
- Astrônomos descobrem mais 12 luas de Júpiter e planeta ultrapassa Saturno
- James Webb: veja imagens inéditas de Júpiter feitas pelo telescópio
Segundo a Agência Espacial estadunidense (Nasa), os planetas estarão 17 graus acima do horizonte oeste quando o crepúsculo da noite terminar nos EUA (às 18h50). No Brasil, a partir das 20h50. A junção dos planetas ocorrerá cerca de uma hora e meia depois: às 20h31 nos EUA (22h31 aqui). A junção do brilho de Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, com o de Vênus, que é o mais brilhante, criará um brilho espetacular, garante a Nasa.
Para melhor visualização, Júpiter estará à direita enquanto Júpiter ficará a esquerda.
There’s a meetup happening in the western sky: the crescent Moon sits close to Jupiter, with Venus below them. Jupiter and Venus will continue to cozy up until March 1, when they’ll be at their closest.
Have you spotted these three in the sky? Snap a picture and send it to us! pic.twitter.com/8W1iihFz3w— NASA (@NASA) February 24, 2023
Notícias no seu celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Mundo Argentina suspende exportações de produtos avícolas por gripe aviária
- Ciência e Saúde Psicóloga explica porque algumas pessoas tem coulrofobia; você é uma delas?
- Diversão e Arte Eliezer desabafa sobre namoro com Viih Tube: "Somos muito julgados"
- Ciência e Saúde 72% acreditam que vacina contra doenças infecciosas deve ser obrigatória
- Ciência e Saúde Queda capilar após Covid-19: médico explica causa e tratamento
- Ciência e Saúde 64% da população não usa preservativos na relação sexual, diz estudo
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.