Jornal Correio Braziliense

CBFolia 2023

Dos blocos às escolas de samba: veja como foi o carnaval no sudeste e nordeste

Cultura e história marcam desfiles na Sapucaí. No Nordeste, o frevo dominou a folia

Animação nas ruas

Mais de 40 blocos saíram às ruas do Rio de Janeiro, ontem, terceiro dia oficial da folia de carnaval. Um dos destaques foi o Sargento Pimenta, que levou uma multidão ao aterro do Flamengo misturando samba e rock para os fãs dos Beatles. Também animaram os cariocas os blocos Aconteceu, Exagerado, Abraço do Urso, Corre Atrás e Acabou Amor, entre outros, que reuniram milhares de foliões.

A cidade do Rio teve nesse carnaval 613 pedidos de autorização de desfile de blocos. Nomes como Pocah, Marina Sena, Sorriso Maroto, Maiara e Maraísa, Pedro Sampaio, Luisa Sonza, Matuê, Dilsinho, Anitta, Ferrugem, Luan Santana, Mc Cabelinho, Léo Santana, homenageavam cantores da música brasileira.

São Paulo, sem a chuva dos últimos dias, reuniu uma multidão seguindo os blocos. Entre os maiores, estavam o Vou de Táxi, Emo, Filhos de Gil, Ano Passado Eu Morri Mas Esse Ano Eu Não Morro e Forrozin. Só ontem, 43 blocos desfilaram, a maioria deles percorrendo regiões do Centro e da Zona Oeste da cidade.

Em Belo Horizonte, as ruas foram tomadas pelos foliões que acompanharam o bloco Baianas Ozadas, que homenageou Daniela Mercury, com todos cantando O Canto da Cidade. Outros grupo que empolgaram os mineiros foram o Garotas Solteiras e o Havayanas Usadas.

Em Salvador, a folia contou com o trio elétrico de Claudia Leite no circuito Barra-Ondina, onde também se apresentou o Cortejo Afro. A roqueira Pitty fez a sua participação na Praça Castro Alves. Já o trio elétrico da dançarina e cantora Carla Perez contou com a participação das colegas Scheila Carvalho e Sheila Mello, que homenagearam o grupo É o Tchan. Também desfilaram os trios de Carlinhos Brown e Luiz Caldas.

Enquanto as ladeiras de Olinda seguiam no ritmo do frevo, na vizinha Recife sobrou espaço para o ecletismo, com a apresentação do cantor Nando Reis e do rapper Emicida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.