Jornal Correio Braziliense

MINAS GERAIS

Chuva que atinge São Paulo pode chegar a Minas? Meteorologia responde

Pancadas isoladas devem atingir algumas regiões de Minas Gerais, mas não na mesma intensidade de São Paulo, indica meteorologista

As fortes chuvas que atingiram São Paulo entre sábado (18/2) e a manhã deste domingo (19/2) não devem chegar a Minas Gerais na mesma intensidade. De acordo com o meteorologista do Climatempo Ruibran dos Reis, o volume de chuva no litoral norte paulista foi um evento "atípico" e estava previsto.

Para Minas Gerais, estão previstas pancadas de chuvas isoladas, típicas da época do ano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Sul, Oeste, Triângulo Mineiro e Zona da Mata.
Chuva em SP

De acordo com o meteorologista, já estava prevista uma frente fria para o litoral de São Paulo. Contudo, Ruibran explica que o volume de chuva foi acima do esperado.

"O que está acontecendo em São Paulo nós já estávamos prevendo. Uma frente fria que ia chegar ontem [sábado], no litoral de São Paulo, e ia causar fortes chuvas de sábado para domingo, principalmente na madrugada de hoje", explica.

"Nós tivemos em Bertioga uma precipitação de aproximadamente 651mm em 24 horas, isso equivale a quase o dobro de toda a precipitação esperada para todo o mês de fevereiro", afirma o especialista. De acordo com Ruibran, a média do mês de fevereiro para a região é de 347mm. Para o meteorologista a situação é "atípica". "Eu, pessoalmente, nunca vi uma precipitação dessas em toda a história em menos de 24 horas aqui no Brasil", diz.

O que causou a chuva em SP?

Segundo Ruibran, a frente fria que provocou os temporais em São Paulo deve ficar parcialmente 'estacionada' no estado durante toda a semana. "A frente fria chegou no litoral de São Paulo, e, com a descida do ar quente, principalmente vindo da Amazônia, grandes temporais se formaram. Estava previsto", reforça o meteorologista.

Quais os impactos da chuva em Minas?

Para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, no Sul e Oeste de Minas, Triângulo Mineiro e Zona da Mata estão previstas pancadas de chuvas isoladas ao longo da semana, de acordo com o especialista.

"Nada significativo igual a São Paulo. A partir de quinta-feira [23/2], essa frente fria avança para o litoral do Rio de Janeiro e devemos ter 'pancadões'. Chuvas isoladas, típicas da época do ano", explica.

"Quando o sistema chegar até Minas, chega com fraca intensidade. A partir de amanhã já não há esse risco de grandes temporais em São Paulo, mais chuvas isoladas, típicas da época do ano. A 'chuvarada' esperada para o litoral foi essa de ontem para hoje, com volume bastante elevado", completa.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!