O carnaval começa em todo o país oficialmente hoje e traz duas marcas que serão levadas às ruas. Uma, que é a primeira folia "de fato" depois da pandemia de covid-19 — no evento do ano passado, os quatro dias de festa foram em fevereiro, mas os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo aconteceram em abril. Outra, é que acontece pouco mais de um mês depois de uma tentativa de golpe de Estado, quando terroristas bolsonaristas invadiram e vandalizaram as sedes dos Três Poderes. O tema sobre a democracia e o Estado Democrático de Direito fará parte de vários desfiles de blocos, começaram a ir às ruas na maior parte das cidades brasileiras.
Ponto alto do carnaval carioca e paulistano, o desfile das escolas de samba começou ontem à noite. Parte das agremiações do Grupo Especial de São Paulo se apresentou com a entrada na avenida da Independente Tricolor. Foi seguida pela Acadêmicos do Tatuapé e na sequência vieram Barroca Zona Sul, Unidos de Vila Maria, Rosas de Ouro e Tom Maior. A Gaviões da Fiel encerrou a primeira rodada de apresentações.
Para hoje, sera a vez de Estrela do Terceiro Milênio, Acadêmicos do Tucuruvi, Mancha Verde, Império de Casa Verde, Mocidade Alegre e Águia de Ouro. A Dragões da Real fecha a noite de desfiles das principais escolas de samba de São Paulo.
No Rio, as apresentações começam amanhã e prosseguem na segunda-feira. O Império Serrano abrirá o desfile, com a Acadêmicos do Grande Rio vindo em seguida. Mocidade Independente de Padre Miguel, Unidos da Tijuca, Salgueiro e Mangueira fecha a primeira parte, já no amanhecer de segunda-feira.
O segundo dia de desfiles contará com Paraíso do Tuiuti, Portela, Unidos de Vila Isabel, Imperatriz Leopoldinense e Beija-Flora. A Unidos do Viradouro fecha o desfile no Rio de Janeiro no começo da terça-feira.
Brincadeira
Mas é nas ruas que o folião de esbalda e põe para fora a vontade de brincar. Abrindo o carnaval carioca, o bloco das Carmelitas deu, ontem de manhã, o grito de folia. O cortejo saiu do bairro de Santa Teresa, onde fica o Convento das Freiras Carmelitas — que dá origem ao nome do bloco. Chamou a atenção a modelo sobre uma plataforma, enrolada na bandeira do Brasil, evidenciando que a brincadeira era, também, uma forma de marcar posição política. Segundo a Prefeitura do Rio, 21 blocos desceriam ao asfalto somente ontem.
No Recife, o Galo da Madrugada acordou o folião pernambucano. Um dos temas do desfile trazia um protesto contra o racismo. No Marco Zero, que abriu oficialmente o carnaval no estado, os foliões foram em peso para se divertir com os shows — o tema da festa foi "Voltei Recife com todos os carnavais". Os organizadores das apresentações na capital e em Olinda acreditam que a primeira festa do pós-pandemia será a melhor de todos os tempos.
Em Salvador, a brincadeira já estava a todo vapor ontem de manhã. Os trios elétricos começaram a fazer os circuitos Dodô — o antigo Barra-Ondina, na orla da capital — e Osmar — no Campo Grande, numa sequência de apresentações que vai pelo menos até a tarde da Quarta-Feira de Cinzas. Mas, na verdade, a folia vem acontecendo desde quinta-feira, quando foi a entregue a chaves da cidade para o Rei Momo e a cantora Ivete Sangalo puxou os foliões.
Campanhas
O governo federal, aliás, decidiu entrar institucionalmente no carnaval. Ontem, a primeira-dama Janja Lula da Silva foi às redes sociais para alertar mulheres sobre o assédio durante a folia. Anunciou a reestruturação do Disque 180, a Central de Atendimento à Mulher, canal pelo qual as foliãs poderão denunciar os casos de importunação.
"Se você sofrer ou vir alguma mulher sofrendo algum tipo de violência, como perseguição, agressão e importunação sexual, você pode acionar o Ligue 180, que a equipe de atendimento vai estar pronta para, não só orientar, como também acolher nós mulheres", destacou Janja.
Em paralelo ao Ligue 180, o Ministério dos Direitos Humanos lançou a campanha Bloco do Disque 100, que receberá denúncias de violações aos direitos humanos — como violências psicológicas, físicas e sexuais. Nos carnavais entre 2020 e 2022 foram registrados mais de 19 mil casos contra crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e LGBTQIA .
Tanto o Disque 100 quanto o Ligue 180 funcionam 24 horas.
Prevenção
Para que os foliões brinquem o carnaval sem se expor, o Ministério da Saúde lançou a campanha de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Com o slogan "Voltou o carnaval e com camisinha a alegria é geral", a pasta quer conscientizar da importância do sexo seguro.
"Após momentos tão duros que nós vivemos, e ainda continuamos na pandemia de covid-19, mas graças a proteção das vacinas, poderemos brincar. Mas, brincar e se divertir com toda a amorosidade que existe no carnaval, com toda forma de namoro, de sexo, fazemos questão de frisar a importância da proteção", disse a ministra Nísia Trindade. Foram distribuídos aos estados 1,2 milhão de preservativos internos e outros 33 milhões externos para retirada gratuita em unidades básicas de saúde.
Mas para quem não estiver a fim de folia e só quer pegar a estrada para ir descansar longe do carnaval, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) começou o monitoramento e a fiscalização de 75 milkm da malha rodoviária federal. O foco será no consumo de álcool e imprudência ao volante — como excesso de velocidade.
A Operação Carnaval 2023 começou às 18h de ontem e vai até as 23h59 da quarta-feira. Um efetivo de aproximadamente 13 mil agentes estará nas estradas e serão utilizados 200 radares móveis. Dois mil bafômetros estarão disponíveis para os policiais.
Notícias no seu celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!