Um mutum-de-alagoas ou mutum-do-nordeste, ave que esteve por 30 anos extinta na natureza, resolveu visitar uma pousada localizada em Magagogi, no estado de Alagoas. O animal é encontrado originariamente na Mata Atlântica brasileira.
A presença da ave agradou os donos do Ecopark de Magagogi, uma pousada de Alagoas. O lugar recebe diversos animais resgatados da natureza. Murilo Loureiro, dono da pousada, recebeu a ave com muita alegria.
"Fomos atrás do projeto (para receber a ave) na hora. Por se tratar do animal símbolo do nosso estado, não poderíamos perder a chance de contribuir com a conservação da espécie”, disse. O lugar também é casa da Kyra, uma onça pintada que perdeu uma das patas, e do Miguel, um tucano que chegou sem uma parte do bico.
- Férias em família: veja como transportar os pets com conforto e segurança
- Entenda os desafios enfrentados por quem vive para resgatar animais
- Protetores de animais: amor e resiliência que dignificam e salvam vidas
“Recebemos animais em diversos estados, depois que eles passam pelo Centro de triagem de animais silvestres (Cetas), onde recebem os primeiros cuidados, e depois vêm até a gente, onde damos continuidade”, conta Murilo.
Os animais abrigados no Ecopark passam por uma quarentena ao chegarem no local. As espécies são acompanhadas por veterinários da pousada, que fazem uma avaliação antes de serem liberadas para habitar o lugar.
O mutum-de-alagoas está na lista oficial de espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção, divulgada em junho de 2022 pelo Ministério do Meio Ambiente. Segundo dados do ICMBio, a ave possui aproximadamente 90 cm de comprimento e é caracterizada pela plumagem negra com reflexos azulados.
Notícias gratuitas no celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!