Começa no dia 25 de fevereiro a campanha de vacinação nas comunidades indígenas do Território Yanomami e na Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai) em Boa Vista, Roraima. A ação de imunização será operacionalizada junto à Secretaria Estadual de Saúde de Roraima, com o apoio dos profissionais de saúde e da Força Nacional do SUS, que estão na região para reforçar o atendimento à saúde dos indígenas.
Segundo informações divulgadas pelo Centro de Operações de Emergências (COE) do governo federal, serão aplicadas vacinas do calendário de rotina para crianças e adultos, incluindo as bivalentes para covid-19. Os imunizantes serão enviados para comunidades de Surucucu, Kataroa, Maloca Paapiú, Auaris, Missão Catrimani e Waputha.
Para reforçar a proteção à saúde dos povos indígenas na Terra Yanomami, em meio à crise humanitária, o Ministério da Saúde decidiu antecipar as ações de imunização na região. Cerca de 20 mil doses de vacinas covid-19 bivalentes estão sendo enviadas para dar início à campanha de vacinação no território.
Segundo o COE, os médicos lidam atualmente com 54 casos de desnutrição, 41 de pneumonia, 24 casos de diarreia aguda e 26 de malária. Até quinta-feira (16), 157 indígenas tiveram alta após tratamento de diferentes doenças e agravamentos de saúde.
*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro
Notícias gratuitas no celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!