Jornal Correio Braziliense

CARNAVAL

Fiocruz a foliões: transmissão de vírus é facilitada em aglomerações

O pesquisador Marcelo Gomes reforça ainda a importância da campanha de vacinação de covid-19 (com a vacina bivalente), que, segundo o Ministério da Saúde, vai se iniciar no dia 27 de fevereiro

O novo Boletim InfoGripe, da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira (16/2), traz alertas para as pessoas aproveitarem o carnaval em segurança. Os especialistas ressaltam que o cenário atual é positivo e mostram que, diferentemente desse mesmo período nos anos anteriores, a maioria do país mantém queda ou está em uma situação compatível com a oscilação natural de casos graves de problemas respiratórios.

A análise tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 13 de fevereiro. O pesquisador Marcelo Gomes destaca que, em eventos com grande aglomeração, a transmissão de vírus respiratórios em geral é facilitada.

“A principal recomendação nesse carnaval é em relação a quem está com sintomas respiratórios próximo às festas, aos blocos e aos desfiles. Se a pessoa está carregando o vírus da covid-19 ou influenza, que também continua em baixa, fica o alerta de evitar passar em grandes eventos porque pode facilitar o processo de aumento de casos na sua localidade”, pontua o coordenador do InfoGripe.

Gomes reforça ainda a importância da campanha de vacinação de covid-19 (com a vacina bivalente), que, segundo o Ministério da Saúde, vai se iniciar no dia 27 de fevereiro. “É extremamente importante que ela tenha uma alta adesão. Caso, de fato, haja um novo ciclo de aumento de casos nos próximos meses, o que está dentro do esperado, é fundamental ficar em dia com a quantidade de doses recomendadas para o seu caso em particular para que isso não gere impacto significativo em casos graves”, comentou.

O boletim ainda mostra que, embora ainda não reflita no agregado nacional, é possível observar aumento de casos positivos para os vírus influenza A e Sars-CoV-2 (covid-19) no estado do Amazonas nas semanas recentes. Apesar do volume relativamente baixo, essa tendência pode ser um indicativo de início de temporada de crescimento de casos.

<h3>Not&iacute;cias gratuitas no celular</h3>
O formato de distribui&ccedil;&atilde;o de not&iacute;cias do <strong>Correio Braziliense</strong>&nbsp;pelo celular mudou. A partir de agora, as not&iacute;cias chegar&atilde;o diretamente pelo formato <em>Comunidades</em>, uma das inova&ccedil;&otilde;es lan&ccedil;adas pelo WhatsApp. N&atilde;o &eacute; preciso ser assinante para receber o servi&ccedil;o. Assim, o internauta pode ter, na palma da m&atilde;o, mat&eacute;rias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as not&iacute;cias do <strong>Correio</strong>, clique no link abaixo e entre na comunidade:
<li><a href="https://chat.whatsapp.com/JRZPIOb7OZe5vda8gePmQk" target="_blank" rel="noopener noreferrer">Clique aqui e acesse a comunidade do Correio no WhatsApp</a><br /></li>
Apenas os administradores do grupo poder&atilde;o mandar mensagens e saber quem s&atilde;o os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de intera&ccedil;&atilde;o indevida.
<h3>Cobertura do Correio Braziliense</h3>
Quer ficar por dentro sobre as principais not&iacute;cias do Brasil e do mundo? Siga o <strong>Correio Braziliense</strong> nas redes sociais. Estamos no <a href="https://twitter.com/correio" target="_blank" rel="noopener noreferrer">Twitter</a>, no <a href="https://www.facebook.com/correiobraziliense" target="_blank" rel="noopener noreferrer">Facebook</a>, no <a href="https://www.instagram.com/correio.braziliense/" target="_blank" rel="noopener noreferrer">Instagram</a>, no <a href="https://www.tiktok.com/@correio.braziliense" target="_blank" rel="noopener noreferrer">TikTok</a> e no <a href="https://www.youtube.com/channel/UCK3U5q7b8U8yffUlblyrpRQ" target="_blank" rel="noopener noreferrer">YouTube</a>. Acompanhe!

 

 *Estagiária sob supervisão de Lorena Pacheco