Jornal Correio Braziliense

Projeto de Lei

No Rio, consumidor que encontrar produto vencido poderá ganhar outro grátis

A Alerj aprovou o PL que assegura ao consumidor, que encontrar produtos vencidos, o direito de receber um produto igual, gratuitamente. Agora, a medida segue para o governador Cláudio Castro

A Assembleia Legislativa do estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em segunda discussão, o Projeto de Lei (PL) 2.692/17 que assegura ao consumidor o direito de receber um produto igual dentro do prazo de validade, gratuitamente, se encontrar produtos vencidos em supermercados, hipermercados e estabelecimentos similares. Agora, a medida segue para o governador Cláudio Castro (PL), que tem até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la.

Consoante a preposição, caso não haja um produto idêntico, o consumidor pode escolher um de mesmo valor. A proposta não é válida para quando o consumidor constatar o vencimento depois da compra. Caso o PL seja sancionado deve ser informado em cartazes afixados nos estabelecimentos.

Segundo a Alerj, a fiscalização, o recebimento e o procedimento de denúncias e reclamações pelo seu descumprimento é responsável ao órgão estadual de proteção e defesa do consumidor, que poderá realizar convênio com os municípios.

*Estagiária sob supervisão de Thays Martins 

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!