Jornal Correio Braziliense

FOLIA DEBAIXO D'ÁGUA

A dois dias do carnaval, alagamento e chuva de granizo atingem BH

BH teve alto índice pluviométrico durante fevereiro e há previsão de chuva para todo o período do carnaval

Uma chuva de granizo atingiu Belo Horizonte na noite desta quarta-feira (15/2). As regiões Oeste, Centro-Sul e Venda Nova estão entre as mais afetadas.

Conforme divulgado pela Defesa Civil da capital, às 21h50, chovia “extremamente forte” nas regiões Nordeste, Noroeste, Oeste e Centro-Sul, sendo que o volume da chuva ultrapassou 5 milímetros em apenas cinco minutos.

No mesmo intervalo de tempo, as regionais de Barreiro, Venda Nova e Norte registraram uma chuva de categoria “forte”, com volume que oscilou de 2,5 a 5 milímetros. A avenida Vilarinho foi uma das vias alagadas.

Algumas vias chegaram a ser interditadas por causa da chuva, casos das avenidas Teresa Cristina, no Barreiro, Sebastião de Brito, na regional Pampulha, e Bernardo Vasconcelos, na região Nordeste. Ao longo da noite, elas foram sendo desbloqueadas.

Apesar das intensas ondas de calor desta quarta-feira, a capital mineira tem previsão de pancadas de chuva de 40 a 60mm até as 8h desta quinta-feira (16/2), segundo alerta divulgado pela Defesa Civil no início da tarde.

Até amanhã, a meteorologia prevê ainda raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h. Vale lembrar que BH teve alto índice pluviométrico durante fevereiro e há previsão de chuva para todo o período do carnaval.

Recomendações

  • Tenha um lugar previsto, seguro, onde você e sua família possam se alojar no caso de chuva de granizo;
  • Não permaneça em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos;
  • Não fique no alto de morros, topo de prédios, torres de linhas telefônicas e de energia elétrica;
  • Nunca se abrigue ou estacione debaixo de árvores;
  • Procure estacionar em um local seguro e coberto.

 

Emissão de alertas à população


Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS.

Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da rua para o número 40199, e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

Notícias gratuitas no celular


O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:


Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

 

Cobertura do Correio Braziliense


Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!