Uma equipe de salvamento do 12º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), em Patos de Minas (Alto Paranaíba), foi acionada para capturar um ouriço-cacheiro, que estava no corrimão de uma escada do quarto andar de um prédio residencial, do bairro Laranjeiras, no início manhã desta segunda-feira (13/2). A inesperada visita foi vista por moradores, no momento da saída ao trabalho.
Segundo informações divulgadas pelo 12º BBM, o animal estava saudável. "Desta forma, foi remanejado e solto no seu habitat natural", complementa nota da corporação.
A primeira recomendação das autoridades ao localizar um animal silvestre é acionar, imediatamente, o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Militar Ambiental, já que as duas entidades possuem agentes preparados para lidar com a situação.
Ouriço-cacheiro é solitário, noturno e tem espinhos de até 13 cm
O ouriço-cacheiro é um roedor, que tem hábitos de ser solitário e noturno. Ele se alimenta de frutas, folhas e cascas de tronco.
Os seus espinhos são um mecanismo de defesa, sendo que quando ele se sente ameaçado, eriça (arrepia) os mesmos, que facilmente se desprendem da pelagem e podem penetrar na pele de quem encostar nele.
Os seus espinhos podem chegar até 13 centímetros de comprimento.
No Brasil, o animal é encontrado em vegetações como Mata Atlântica, Pantanal, Caatinga e Cerrado.
Notícias gratuitas no celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!