Depois de dois anos sem carnaval, por causa das restrições da pandemia de covid-19, as ruas das capitais brasileiras foram tomadas por foliões fantasiados para curtir o reinado de Momo, aberto uma semana antes do feriado oficial. O Rio de Janeiro recebeu, ontem, dois megablocos. A rua Primeiro de Março, no centro, foi tomada pelo Chora Me Liga. Uma multidão madrugou para curtir o cortejo de temática sertaneja, que começou a se concentrar às sete da matina. No desfile, o público estimado superou 100 mil pessoas. Hoje, é esperada a mesma quantidade de foliões para o Carrossel de Emoções, que ocupará o centro da capital fluminense.
Também estão previstas apresentações e cortejos de blocos históricos da folia carioca. O bairro de Santa Tereza recebeu o Céu na Terra, enquanto em Ipanema o Simpatia é Quase Amor dominou a orla. Hoje, os foliões devem se concentrar no centro para o Cordão do Boitatá, e no Jardim Botânico, no Suvaco do Cristo. Há ainda apresentações de coletivos que fazem sucesso pelo repertório temático, como o Fogo e Paixão e o infantil Gigantes da Lira, em Laranjeiras.
Em São Paulo, o primeiro fim de semana do carnaval de rua oficial foi o mais agitado de fevereiro. Cerca de 180 desfiles estavam previstos para ontem e hoje, reunindo alguns dos blocos mais conhecidos da cidade, como Acadêmicos do Baixo Augusta, Ritaleena (em homenagem à diva do rock Rita Lee) e Confraria do Pasmado. Cortejos liderados por artistas de popularidade nacional também reuniram milhares de foliões, como o Modo Surto, da cantora Luísa Sonza, e o Bicho Maluco Beleza, de Alceu Valença.
Mesmo com o tempo nublado, famosos marcaram presença nos bloquinhos na capital paulista com figurinos que chamaram atenção. A modelo Gianne Albertoni foi destaque do desfile do Bloco da Favorita, na região de Santo Amaro, usando uma peruca cor de rosa e um vestido esvoaçante. Outro bloco que fez bastante sucesso foi o Casa Comigo, em Pinheiros. Quem esteve por lá foi a apresentadora Rafa Brites, que apostou em uma tiara cheia de flores.
Rainha do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, que desfila hoje, a atriz Alessandra Negrini declarou seu amor pelo carnaval nas redes sociais. "São nas festas populares que a gente se reconhece como coletividade, como povo e reafirma essa identidade", disse. O bloco contará com apresentações do grupo baiano Olodum, ao lado de Marina Sena, Tulipa Ruiz e Céu. Gal Costa, que morreu em novembro do ano passado, será homenageada pela atriz Sophie Charlotte, que interpretou a cantora no filme Gal Fatal.
Em Belo Horizonte, mais de 100 blocos desfilam neste fim de semana. A prefeitura espera o maior carnaval da história da cidade, com 5 milhões de foliões em quase 500 blocos. Destaque para o Jângalove, Pabllo Vittar. Recife e Olinda também concentram milhares de brincantes ao som do frevo e do maracatu. Mais de 50 blocos ocupam as ruas das duas cidades desde sexta-feira.
Notícias gratuitas no celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!