Abordagem
A investigação foi aberta depois que agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordaram um carro durante uma operação de rotina em uma rodovia do estado. Os ocupantes tentaram ocultar que haviam feito uma viagem a Rondônia, além de outras "inconsistências" nos depoimentos prestados. A PRF encaminhou os suspeitos para a PF, que assumiu as investigações.
Apesar de Roraima não ter, oficialmente, nenhuma área de mineração legal de ouro, o metal é quase moeda corrente em Boa Vista e nas cidades do interior. Extraído ilegalmente da reserva dos ianomâmis, o ouro é "esquentado" por uma rede de compradores ilegais (incluindo joalherias e oficinas de restauro de joias na capital do estado) e distribuidoras de títulos e valores mobiliários (DTVMs), que legalizam o produto por meio de declarações dos vendedores de que foi extraído de áreas autorizadas. Mas, a maior parte do metal é levada para fora de Roraima clandestinamente por aviões a serviço do garimpo e tornada legal em lavras autorizadas em outras unidades da Federação.
Em nota da assessoria, Antonio Denarium informou que "desconhece o teor da investigação contra sua irmã e espera que as eventuais responsabilidades sejam apuradas na forma da lei". Declarou ainda que está à disposição da PF para esclarecimentos e que "continuará colaborando com as ações em conjunto com o governo federal para a solução da crise" dos ianomâmis. O governador não é citado nas investigações da PF. A irmã e o sobrinho dele não responderam aos contatos feitos pela imprensa para explicar por quê estão sendo investigados.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Notícias no celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99666-2581 na sua lista de contatos.