Um homem de 25 anos foi preso pela Polícia Militar (PM-MG), em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, após agredir uma mulher no meio da rua. O caso aconteceu durante o fim de semana, mas só foi divulgado nesta terça-feira (7/2). A agressão foi registrada por populares que testemunharam o crime.
Nas imagens é possível ver a mulher no chão sendo chutada pelo rapaz, que é namorado dela, e gritando para ele parar: “para, para”. Enquanto as agressões acontecem, várias pessoas estão ao redor, filmando e caminhando pela rua, e não interferem na ação do suspeito.
Em seguida, ele começa a puxar a mulher pelos cabelos, quando um homem aparece caminhando em direção a eles e segura o agressor. A mulher continua no chão, com as mãos sobre o rosto, aparentemente chorando muito.
Ainda na gravação, é possível ouvir algumas pessoas gritando ao fundo, divididas entre segurar o homem ou deixar as agressões continuarem. Uma delas, inclusive, grita: “arrebenta ela, deixa apanhar”.
De acordo com a Polícia Militar, o casal estava em um bar antes das agressões. As testemunhas contaram que eles começaram a discutir e, em seguida, aconteceram as agressões. Foi registrado no Boletim de Ocorrências que algumas testemunhas também foram agredidas e sofreram leves lesões.
A vítima, de 25 anos, foi encaminhada ao pronto-socorro municipal e depois compareceu à Delegacia para prestar queixa contra o namorado. Duas testemunhas também precisaram de atendimento médico.
O homem, por sua vez, foi encontrado na Rua João Carlos de Alcântara, bastante nervoso. Ele foi levado ao hospital e depois foi preso, encaminhado para o presídio de Pouso Alegre. Segundo a PM, ele deve responder por violência doméstica.
- Até 6 anos de prisão: empresário detido suspeito de assediar duas funcionárias
- Casal é assassinado e corpos são deixados em cidades diferentes do interior de SP
- Idosa debilitada grita após tentativa de estupro e é salva por vizinho
O que é relacionamento abusivo?
Os relacionamentos abusivos contra as mulheres ocorrem quando há discrepância no poder de um em relação ao outro. Eles não surgem do nada e, mesmo que as violências não se apresentem de forma clara, os abusos estão ali, presentes desde o início. É preciso esclarecer que a relação abusiva não começa com violências explícitas, como ameaças e agressões físicas.
A violência doméstica é um problema social e de saúde pública e, que quando se fala de comportamento, a raiz do problema está na socialização. Entenda o que é relacionamento abusivo e como sair dele.
Como denunciar violência contra mulheres?
- Ligue 180 para ajudar vítimas de abusos.
- Em casos de emergência, ligue 190.
O que é violência física?
- Espancar;
- Atirar objetos, sacudir e apertar os braços;
- Estrangular ou sufocar;
- Provocar lesões.
O que é violência psicológica?
- Ameaçar;
- Constranger;
- Humilhar;
- Manipular;
- Proibir de estudar, viajar ou falar com amigos e parentes;
- Vigilância constante;
- Chantagear;
- Ridicularizar;
- Distorcer e omitir fatos para deixar a mulher em dúvida sobre sanidade (gaslighting).
O que é violência sexual?
- Estupro;
- Obrigar a mulher a fazer atos sexuais que causam desconforto;
- Impedir o uso de métodos contraceptivos ou forçar a mulher a abortar;
- Limitar ou anular o exercício dos direitos sexuais e reprodutivos da mulher.
O que é violência patrimonial?
- Controlar o dinheiro;
- Deixar de pagar pensão;
- Destruir documentos pessoais;
- Privar de bens, valores ou recursos econômicos;
- Causar danos propositais a objetos da mulher.
O que é violência moral?
- Acusar de traição;
- Emitir juízos morais sobre conduta;
- Fazer críticas mentirosas;
- Expor a vida íntima;
- Rebaixar por meio de xingamentos que incidem sobre a sua índole.