Jornal Correio Braziliense

Luto no Jornalismo

Maju Coutinho sobre Glória Maria: 'Presença negra, intensa e assertiva'

A jornalista usou as rede sociais para se despedir da companheira de trabalho e para ressaltar a importância que Glória teve na presença de pretos no ramo jornalístico

Após o anúncio da morte da jornalista Glória Maria, nesta quinta-feira (2/2), no Rio de Janeiro, a apresentadora do Fantástico Maju Coutinho usou as rede sociais para se despedir da jornalista, que por anos também foi âncora do dominical, e destacar a importância dela no jornalismo.

"A presença negra, intensa e assertiva de Glória na maior emissora do país sinalizava para mim que era possível, era preciso, era também meu direito e de outros parecidos comigo ocupar lugares de destaque", escreveu Maju no Twitter ao lado de uma foto das duas rindo.

Glória marcou a história do jornalismo televisivo e foi a primeira repórter a entrar ao vivo e, em cores, no Jornal Nacional.

Ela também ocupou um espaço que muitas pessoas pretas não ocupavam desde 1971, quando entrou na Rede Globo. Ao longo dos anos, atuou como repórter e apresentadora de diversos jornais e programas globais. 

"Celebro aqui a existência dessa mulher que me ajudou a existir e a resistir", terminou Maju no texto.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!