O Brasil vai começar a aplicação da vacina bivalente contra a covid-19 a partir desta segunda-feira (27/2). Na primeira etapa, as pessoas serão imunizadas com o reforço da bivalente da Pfizer, que é uma atualização em relação às primeiras vacinas desenvolvidas contra a doença. Esta é a primeira vez que o país irá aplicar o tipo bivalente, ou seja, que imuniza contra mais de uma variante do vírus. A dose protege mais porque também ataca as subvariantes da ômicron, que apareceram no país no primeiro semestre de 2022.
Inicialmente, 52 milhões de brasileiros poderão procurar os postos de vacinação a partir da segunda-feira. A primeira fase do reforço bivalente terá como alvos usuários e funcionários de instituições de longa permanência para idosos e pessoas com deficiência institucionalizada, indígenas e quilombolas com 12 anos de idade ou mais.
- Covid-19: uma semana com taxa de transmissão estável e 40 dias sem óbitos
- Covid-19: Saúde inicia aplicação de vacina bivalente nesta segunda (27/2)
- Crianças de 3 e 4 anos que tomaram CoronaVac já podem tomar dose de reforço
No Rio
Na cidade do Rio de Janeiro, a campanha com bivalente começará, na segunda, com idosos de 85 anos de idade ou mais e pessoas imunocomprometidas com 60 anos de idade ou mais. Na terça-feira (28), será a vez de idosos com 80 anos de idade ou mais e pessoas imunocomprometidas com 50 anos de idade ou mais.
Depois o calendário segue com as seguintes faixas etárias:
- 1º de março - idosos com 75 anos ou mais e pessoas imunocomprometidas com 40 anos ou mais
- 2 de março - idosos com 72 anos ou mais e pessoas imunocomprometidas com 30 anos ou mais
- 3 de março - idosos com 70 anos ou mais e pessoas imunocomprometidas com 20 anos ou mais
- 4 de março - idosos com 70 anos ou mais e pessoas imunocomprometidas com 12 anos ou mais
Apesar dos integrantes deste primeiro grupo terem preferência, só poderá receber a vacina bivalente quem tomou pelo menos duas doses das vacinas anteriores.
*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro
Notícias no seu celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.