Justiça

OAB pede suspensão dos prazos processuais nas comarcas castigadas por temporais

A solicitação, endossada pelas subseções da OAB instaladas nas cidades afetadas, sugere que a medida, se acatada, se prolongue até o fim do estado de calamidade

Agência Estado
postado em 22/02/2023 16:41
 (crédito: OAB/Divulgação)
(crédito: OAB/Divulgação)

A Seccional de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pediu à Justiça que suspenda os prazos processuais nas comarcas de Guarujá, Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, Ubatuba e São Sebastião, região severamente castigada por fortes temporais nos últimos dias - já foram confirmadas 48 mortes nos deslizamentos de terra e mais de 1700 pessoas estão desabrigadas.

A solicitação, endossada pelas subseções da OAB instaladas nas cidades afetadas, sugere que a medida, se acatada, se prolongue até o fim do estado de calamidade, decretado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) no domingo, 19.

Os ofícios foram enviados ao Tribunal de Justiça de São Paulo, Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região e Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, este sediado em Campinas.

A justificativa da OAB é de que "referidos eventos climáticos constituem força maior capaz de ensejar a suspensão dos prazos processuais dos feitos em trâmite nas mencionadas cidades e nas demais regiões administrativas afetadas, nos termos dos artigos 221 e 313, inciso VI, do Código de Processo Civil".

O pedido da OAB afirma que o estado de calamidade é uma exceção já prevista no Código de Processo Civil. Outro argumento da Ordem é a "dificuldade de locomoção, instabilidade das telecomunicações e da internet", o que impede o protocolo de petições, realização de audiências e outros atos processuais.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

CONTINUE LENDO SOBRE