O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão do governo federal, afirmou que tanto o governo de São Paulo quanto a prefeitura de São Sebastião foram avisados, com dois dias de antecedência, sobre o risco de desastre na cidade em razão de fortes temporais. O alerta citava a Vila do Sahy, onde mais de 30 pessoas morreram.
Segundo noticiado pelo portal G1, moradores relatam, contudo, que não foram alertados pela Defesa Civil e que não houve nenhum pedido para que deixassem suas casas mesmo diante do perigo de deslizamento. O Cemaden opera sem interrupção, monitorando, em todo o território nacional, as áreas de risco dos municípios classificados como vulneráveis a desastres naturais. O papel do centro de monitoramento é acompanhar os índices meteorológicos e geológicos de movimentação de terra para, com base nisso, emitir alertas para que os órgãos de prevenção atuem nas áreas.
- Marinha envia a SP hospital de campanha para auxiliar no resgate das vítimas
- Buscas por sobreviventes continuam em meio à lama no litoral paulista
- Terra indígena é atingida por temporais no litoral norte de São Paulo
De acordo com o diretor do Cemaden, dois dias antes da tragédia, foi enviado um alerta ao governo federal e à Defesa Civil do estado de São Paulo sobre o risco do desastre. Na sexta-feira (17/2) a Defesa enviou o primeiro alerta por SMS no celular de 34 mil pessoas cadastradas em seu sistema no Litoral Norte.
No estado todo, são mais de 2,6 milhões de usuários cadastrados. Como o envio ocorre de acordo com o CEP cadastrado, na região do Litoral Norte 34 mil celulares inscritos receberam as mensagens. Ao todo, até o momento, foram enviados 14 alertas por mensagens de texto (SMS). O sistema SMS é acessível a todos os dispositivos celulares, sem necessidade de smartphones ou pacote de dados. Por isso, seu alcance é potencialmente maior.
Em nota à imprensa, o governo do estado de São Paulo afirmou que a Defesa Civil Estadual de São Paulo tem emitido alertas à população a respeito das chuvas.
“É fundamental esclarecer que a Defesa Civil Estadual de São Paulo tem emitido alertas à população a respeito das chuvas que atingiriam o litoral, bem como apoiado e articulado ações com as defesas civis municipais, desde a última quinta-feira, 16 de fevereiro. Tais alertas do Estado foram baseados em análises e monitoramento de radares e satélites, trabalho que é realizado pelo meteorologista da Defesa Civil Estadual. o primeiro alerta recebido foi às 11h30 de sexta-feira (17/2), durante a reunião convocada pelo Cemaden para falar sobre as previsões meteorológicas no estado.”
Ainda segundo a nota do estado do governo de São Paulo, o alerta de risco do Estado já estava vigente desde a tarde do dia anterior e o Governo Estadual já estava mobilizado e em contato com todas as Prefeituras dos municípios que poderiam ser afetados.
*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro
Notícias no seu celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Brasil Mulher suspeita de traição e dá três facadas no namorado
- Política Em carta à Unesco, Lula prega regulamentação internacional contra fake news
- Brasil Falta combustível em São Sebastião e postos que têm gasolina racionam estoques
- Mundo Juiz determina que vítimas do 11/9 não podem receber reservas afegãs
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.