Nesta semana, moradores do litoral norte de São Paulo enfrentaram fortes chuvas que resultaram em mortes, desabrigados e desaparecidos. Até o momento, 48 óbitos foram confirmados, sendo 47 em São Sebastião e um em Ubatuba.
As chuvas continuarão nesta quarta-feira (22/2), devido a uma frente fria que chegou na costa paulista. Além de São Paulo, vários outros estados do Brasil também serão atingidos pelas chuvas, apesar do tempo quente em algumas regiões.
- Lula vai a São Paulo nesta segunda visitar região castigada pela chuva
- SP: buscas por 40 pessoas desaparecidas continuam; outras 44 morreram
As áreas que possivelmente serão atingidas pelos temporais serão parte do Norte, do Centro-Oeste e principalmente do Sudeste. Parte do Sul também será atingido. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), diversas cidades brasileiras estão em perigo potencial em decorrência das chuvas, com exceção de Alagoas, Espírito Santo, Sergipe e Rio Grande do Sul.
Ainda segundo o Inmet, algumas áreas devem ficar em estado de alerta devido aos temporais intensos, incluindo algumas regiões dos seguintes estados: Amazonas, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Pará, Amapá, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Tocantins.
O Instituto alerta para cortes de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas durante as chuvas. O Inmet faz as seguintes orientações:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Saiba Mais
- Brasil Parte do abre-alas da Beija-Flor pega fogo antes de desfile na Sapucaí
- Brasil Surfista atacado por tubarão em Olinda está em estado grave
- Brasil Vídeo: turistas são resgatados após tromba d'água em cachoeira
- Brasil Chuvas em SP: tragédia ocorre 56 anos após a maior já vista no litoral norte
- Brasil Repórter chora ao falar sobre preços abusivos em São Sebastião: "R$ 93 um litro de água"
- Brasil Litoral paulista: buscas por desaparecidos se concentram em bairro isolado
Alerta aos moradores do Rio
Nesta segunda (21), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, fez um alerta no Twitter sobre as chuvas fortes na região. O político pediu atenção sobre a aproximação de núcleos de chuva que chegarão na regiao de Campo Grande e Santa Cruz.
"Temos chuva forte em várias áreas da cidade. Não é hora de se deslocar. Aguardem em local seguro até que passe a chuva e antes de voltar a circular pela cidade, cheque o estágio das vias", pediu o prefeito.
Paes também informou que na região do Grande Méier choveu aproximadamente 60mm em apenas 1 hora. "Por mais que a chuva já tenha diminuído, teremos pontos de alagamento e problemas para os serviços públicos resolverem."
Chuvas no DF e em GO
No Distrito Federal, a previsão para esta quarta-feira (22) é de pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Após dias de altas temperaturas, a chuva chegou para ficar na capital do país. De acordo com o Inmet, os brasilienses terão temperatura amena durante o dia, com mínima de 17ºC e máxima de 26ºC. A umidade do ar varia entre 45% e 95%.
Em Goiânia, as fortes chuvas deixaram estragos pela cidade nesta terça (21). Imagens divulgadas nas redes sociais do Corpo de Bombeiros de Goiás (CBMGO) mostram as ruas alagadas e carros cobertos pela água.
Evitando tragédias, os bombeiros trabalharam para resgatar as vítimas dos temporais. "Nossas equipes estiveram nas ruas trabalhando incansavelmente para ajudar a população durante os alagamentos e enfrentaram condições difíceis e arriscadas para garantir a segurança de todos."
Notícias no seu celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Brasil Terra indígena é atingida por temporais no litoral norte de São Paulo
- Brasil Receita doa 60 toneladas de equipamentos para vítimas das chuvas
- Brasil Menina de 2 anos morre afogada após cair em tanque de lavar roupas
- Brasil Sobe para 48 o número de mortos após chuva no litoral paulista
- Brasil Líder indígena: garimpo chegou a novas áreas ianomâmis nos últimos anos
- Brasil Quarta-feira de Cinzas ainda tem blocos nas ruas no Rio
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.