O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), confirmou às 17h30 desta terça-feira (21/2) 46 mortes decorrentes das chuvas que assolaram o município no fim de semana. Segundo o gestor municipal, o temporal também deixou 25 feridos, sete em estado grave, 14 pessoas em quadro estável. As informações foram passadas por Felipe por meio do seu perfil no Twitter.
Atualização.
— Prefeito Felipe Augusto (@prefeitoFA) February 21, 2023
Óbitos: 46
Feridos: 25
7 em estado grave, 14 estáveis, 2 já receberam alta, e outras 2 mulheres transferidas para o Hospital Stella Maris em Caraguatatuba; os demais estão no hospital regional do Litoral Norte.
O temporal, de acordo com o governo de São Paulo, ainda deixou ao menos 40 pessoas desaparecidas, mais de 1.730 desalojados e 766 desabrigados. Os esforços para amparar as vítimas e localizar os perdidos continuam.
De acordo com o boletim "situação das chuvas no litoral paulista" - atualizado às 15h10 -, do Governo de São Paulo, o mau tempo no litoral paulista também vitimou uma pessoa na cidade de Ubatuba.
Equipes de busca
Segundo o governo paulista, mais de 600 pessoas atuam nas buscas e resgates, entre forças de segurança do estado, das Forças Armadas, da Polícia Federal, da prefeitura municipal de São Sebastião e voluntários. De acordo com último balanço, 18 adultos e cinco crianças vítimas das chuvas foram atendidas no Hospital Regional do Litoral Norte. Deste total, seis estão em estado grave e 13 estáveis.
Apoio do governo federal
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou São Sebastião na segunda-feira (20/2) e anunciou ações de amparo às vítimas. As famílias atingidas pelo desastre terão pagamento unificado do Bolsa Família no próximo mês e serão atendidas com prioridade pelo programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. "Estamos à disposição para ajudá-los e colocá-los na fila de prioridades para construção de casas populares”, afirmou a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.
Notícias gratuitas no celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.