Um dos eventos que fizeram o Carnaval do Rio tão popular é o Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial. Coreógrafos e figurinistas de cada uma das agremiações preparam as suas performances em um esforço para ganhar o cobiçado título de campeã, que também traz fama e dinheiro.
Com um enredo sobre as lendas da Ilha de Marajó, a Paraíso do Tuiuti abriu ontem a última noite de desfiles do Grupo Especial do carnaval carioca. Com um enredo sobre temas da cultura da ilha paraense, o carimbó e a lenda do búfalo bumbá, a escola concentrou a atenção dos foliões na Marquês de Sapucaí.
Entre os destaques da noite, a apresentação da Beija-Flor teve como segunda 'puxadora' a cantora Ludmilla, ao lado de Neguinho da Beija-Flor. O enredo falou sobre o bicentenário da Independência na Bahia, comemorado em 2 de julho, que marca a expulsão dos portugueses e a consolidação da separação do Brasil de Portugal.
Campeã de 2020, a Viradouro estava escalada para encerrar o desfile, já na manhã de hoje. O samba enredo, com o tema Rosa Maria Egipsíaca, inspirado na vida da primeira mulher negra a escrever um livro no Brasil. Nos dois dias de desfiles, 12 escolas se apresentaram. A apuração dos votos dos jurados acontece amanhã e o desfile das campeãs, no sábado.
Saiba Mais
- Brasil Navio da Marinha leva 30 toneladas de mantimentos para SP, diz França
- Brasil MPF pede que Pará anule norma que dá a municípios poder de autorizar garimpos
- Brasil Defesa Civil do Paraná monitora riscos de chuva intensa no estado
- Brasil Tiroteio em bloco de carnaval em Magé (RJ) deixa pelo menos 2 mortos e 19 feridos
Animação nas ruas
Mais de 40 blocos saíram às ruas do Rio de Janeiro, ontem, terceiro dia oficial da folia de carnaval. Um dos destaques foi o Sargento Pimenta, que levou uma multidão ao aterro do Flamengo misturando samba e rock para os fãs dos Beatles. Também animaram os cariocas os blocos Aconteceu, Exagerado, Abraço do Urso, Corre Atrás e Acabou Amor, entre outros, que reuniram milhares de foliões.
A cidade do Rio teve nesse carnaval 613 pedidos de autorização de desfile de blocos. Nomes como Pocah, Marina Sena, Sorriso Maroto, Maiara e Maraísa, Pedro Sampaio, Luisa Sonza, Matuê, Dilsinho, Anitta, Ferrugem, Luan Santana, Mc Cabelinho, Léo Santana, homenageavam cantores da música brasileira.
São Paulo, sem a chuva dos últimos dias, reuniu uma multidão seguindo os blocos. Entre os maiores, estavam o Vou de Táxi, Emo, Filhos de Gil, Ano Passado Eu Morri Mas Esse Ano Eu Não Morro e Forrozin. Só ontem, 43 blocos desfilaram, a maioria deles percorrendo regiões do Centro e da Zona Oeste da cidade.
Em Belo Horizonte, as ruas foram tomadas pelos foliões que acompanharam o bloco Baianas Ozadas, que homenageou Daniela Mercury, com todos cantando O Canto da Cidade. Outros grupo que empolgaram os mineiros foram o Garotas Solteiras e o Havayanas Usadas.
Em Salvador, a folia contou com o trio elétrico de Claudia Leite no circuito Barra-Ondina, onde também se apresentou o Cortejo Afro. A roqueira Pitty fez a sua participação na Praça Castro Alves. Já o trio elétrico da dançarina e cantora Carla Perez contou com a participação das colegas Scheila Carvalho e Sheila Mello, que homenagearam o grupo É o Tchan. Também desfilaram os trios de Carlinhos Brown e Luiz Caldas.
Enquanto as ladeiras de Olinda seguiam no ritmo do frevo, na vizinha Recife sobrou espaço para o ecletismo, com a apresentação do cantor Nando Reis e do rapper Emicida.
Saiba Mais
- Brasil Navio da Marinha leva 30 toneladas de mantimentos para SP, diz França
- Brasil MPF pede que Pará anule norma que dá a municípios poder de autorizar garimpos
- Brasil Defesa Civil do Paraná monitora riscos de chuva intensa no estado
- Brasil Tiroteio em bloco de carnaval em Magé (RJ) deixa pelo menos 2 mortos e 19 feridos
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Notícias gratuitas no celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.