O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, informou que um navio da Marinha saiu do Porto de Santos (SP) nesta segunda-feira (20/2) para levar 30 toneladas de mantimentos para a cidade de São Sebastião, a mais afetada pelas chuvas no litoral do norte do Estado de São Paulo. De acordo com França, dentre os itens há água potável, alimentos e produtos de limpeza doados por empresas do setor portuário.
França e outros ministros acompanharam nesta segunda o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um sobrevoo nas áreas afetadas pelos temporais. Por volta das 13h, a comitiva presidencial estava reunida no Teatro Municipal de São Sebastião com o governador de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o prefeito da cidade, Felipe Augusto (PSDB), e autoridades da Defesa Civil, Exército e Aeronáutica.
"Conseguimos 30 toneladas de mantimentos, que envolvem água potável, alimentos e produtos de limpeza, que estão saindo do Porto de Santos para São Sebastião em um navio da @marmilbr. Agradeço às empresas do setor portuário que colaboraram com as doações", escreveu França, no Twitter.
Saiba Mais
Na comitiva, além de França, estão ministros como Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social), Renan Filho (Transportes), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência) e Ana Moser (Esporte).
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, que está em Guarujá (SP), acompanharia a comitiva, mas desistiu após constatar que não conseguiria chegar ao local devido a interdições na BR-101.
Em Guarujá, Tebet acompanhará hoje o prefeito Dr Válter Suman (PSDB) em uma visita a um dos centros de acolhida montados na cidade para receber famílias desalojadas, de acordo com sua assessoria.
Energia elétrica
O Ministério de Minas e Energia informou em nota que está acompanhando a situação do atendimento de energia elétrica aos consumidores do litoral norte do Estado de São Paulo. De acordo com a pasta, as principais causas das interrupções são os deslizamentos de terra e alagamentos que afetaram as redes de distribuição.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que "não medirá esforços para o retorno da normalidade da situação na região".
"Com apoio do presidente Lula, estamos agindo para que o devido atendimento à população seja realizado, envolvendo todos os recursos necessários para restabelecimento do fornecimento de energia elétrica àquelas áreas que foram impactadas pelas chuvas ocorridas nos últimos dias. Não sossegaremos até que a situação seja restabelecida", destacou.
As áreas mais impactadas - São Sebastião e Ubatuba - envolvem concessões da Elektro e EDP, que, segundo o Ministério, já foram acionadas, e estão com equipes de emergência mobilizadas e atuando na região. "Em algumas localidades, o restabelecimento já foi realizado. Em outras, as empresas não conseguiram atuar, em razão de dificuldades de acesso aos locais ou por questões de segurança, em pontos protegidos pela Defesa Civil", diz a nota.
Para além do restabelecimento de energia, segundo o comunicado, o MME articula outras possíveis ações de apoio à comunidade com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e as empresas de distribuição.
EDP e Elektro
Ao Ministério, a EDP informou que está atuando em parceria com a Defesa Civil para atender às demandas dos municípios de São Sebastião e Caraguatatuba e "normalizar o serviço de distribuição de energia o mais rápido possível", destacou em nota. No pico da contingência, a empresa teve 13,8 mil clientes desligados na região. Desses, 4,7 mil já foram restabelecidos. Nove mil clientes ainda estão com fornecimento desligado, dos quais 6,5 mil estão localizados em áreas cujo acesso está interditado pela Defesa Civil.
A Elektro relatou ao MME que acompanha 75 eventos nos municípios de Ubatuba, Ilha Bela e Bertioga, o que atinge cerca de mil unidades consumidoras. "As equipes estão mobilizadas para promover o restabelecimento, havendo prejuízo no acesso em algumas localidades", reforçou em nota. O acesso de trabalho para as equipes da empresa ainda continua em situação comprometida, de acordo com a Elektro.
Notícias no seu celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Mundo China nega que esteja considerando enviar armas para a Rússia
- Vitrine Brinquedos para gatos com diferentes personalidades
- Mundo Como pobreza e drogas têm transformado bibliotecas nos EUA
- Política PF pede que STF investigue dinheiro encontrado na casa de Daniel Silveira
- Política Lula sobrevooa São Sebastião, cidade com 36 mortos pelas chuvas do fim de semana
- Política Internet compara reações de Lula e Bolsonaro após tragédias no país
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.