A Secretaria de Saúde de São Sebastião do Paraíso, na região sudoeste de Minas Gerais, investiga a morte de um bebê de seis meses por dengue. O óbito foi registrado nessa quarta-feira (15/2) A suspeita é que a criança estivesse com um caso de dengue grave, popularmente conhecida como dengue hemorrágica.
A criança, que não teve sua identidade informada, estava internada na Santa Casa de Misericórdia da cidade, após dar entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento, com sintomas de inflamação na garganta e no ouvido.
De acordo com o prefeito Marcelo Morais (PSC), uma amostra de sangue da criança foi encaminhada para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, para ser analisada e confirmar a causa da morte.
Durante transmissão ao vivo nas redes sociais da administração pública, nessa quarta-feira, Morais pediu ajuda da população para que os focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti , transmissor da dengue, zika e chikungunya, sejam eliminados. O chefe do Executivo municipal disse, ainda, que cidades próximas a São Sebastião do Paraíso estão com surto de dengue.
“Quando nós fazemos mutirões de limpeza nos bairros, percebemos um acúmulo de lixo fora do normal, e isso faz com que a gente veja um potencial de criadouros do mosquito da dengue. Se todo mundo cuidar do próprio lixo, se todo mundo cuidar do próprio espaço, do próprio ambiente, eu acho que a gente consegue minimizar esses impactos para que isso não aconteça com outras famílias”, afirmou.
Minas Gerais
Até segunda-feira (13/2), quando foi publicado o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Minas já havia registrado 7.912 casos confirmados de dengue. Três pessoas morreram em decorrência da doença, e a causa de outras dez estão sendo investigadas.
Em relação à febre chikungunya, foram registrados 12.225 casos prováveis da doença, dos quais 2.966 foram confirmados. Até o momento, não há nenhum óbito confirmado por chikungunya em Minas Gerais e um em investigação. Quanto ao vírus zika, até o momento foram registrados 57 casos prováveis. Há um caso confirmado para a doença e não há óbitos por zika em Minas Gerais, até o momento.
Já em São Sebastião do Paraíso, 165 casos foram confirmados até o início desta semana.
De acordo com a SES, em 2023 já foram confirmados 80 casos de dengue grave no Estado. Em 2022, foram 702 contaminações da forma mais severa da doença.
Notícias gratuitas no celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.