CARNAVAL

Carnaval 2023: é feriado ou dia normal de trabalho?

Normas variam em cada estado e município e também de empresa para empresa; trabalhador deve ficar de olho na legislação, para não se arriscar a perder o emprego

Mariana de Brito* - Estado de Minas
postado em 15/02/2023 20:00 / atualizado em 15/02/2023 20:00
 (crédito: Gladyston Rodrigues /EM/D.A Press)
(crédito: Gladyston Rodrigues /EM/D.A Press)

O Carnaval de 2023 será o primeiro sem imposições remanescentes do período da pandemia da Covid-19 e tem gerado muitas expectativas na população, seja pela festa popular ou pela possível folga. Contudo, a data não é feriado nacional.

O Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais esclarece que os dias do carnaval (segunda-feira, terça-feira e Quarta-feira de Cinzas) não são, legalmente, feriados nacionais. Entretanto, pela tradição da festa, muitos empregadores liberam seus empregados da prestação de serviços nesses dias.

Nas redes sociais, os sentimentos estão divididos. Muitos estão esperando e em comemoração pela tão sonhada folga de carnaval, enquanto outros já reclamam pela continuidade dos trabalhos em pleno período de folia.

As normas variam em cada estado e município. Em Belo Horizonte, segundo a Lei Municipal nº 5.913/1991, somente para a categoria dos comerciários não haverá expediente na terça-feira de carnaval, conforme estabele a conveção da categoria.

No caso específico das instituições bancárias, por determinação da Resolução nº 2.932/2002, do Banco Central (BC), a segunda e terça-feira de Carnaval não são consideradas dias úteis para fins de operações praticadas no mercado.

Da mesma forma, as administrações públicas federal, estadual e municipal costumam declarar ponto facultativo durante os festejos carnavalescos, alcançando somente os funcionários públicos.

Portanto, por não ser um feriado nacional, é importante o trabalhador estar atento às previsões legislativas estaduais e municipais para ser amparado e também observar a determinação da empresa.

*Estagiária sob supervisão

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE