DESESPERO

"Ele tinha certeza que ia morrer", conta PM após resgate em temporal

Homem e seu sobrinho tiveram o carro arrastado pela enchente e ficaram ilhados em cima do veículo na noite dessa terça-feira (14/2), em Contagem

Silvia Pires - EM
postado em 15/02/2023 15:43
 (crédito: Jorge Lopes/EM/D.A Press )
(crédito: Jorge Lopes/EM/D.A Press )

Uma família viveu momentos de pânico após ser surpreendida por uma enchente na trincheira José Quintão Romero, entre as avenidas General David Sarnoff e Babita Camargos, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Um homem, de 55 anos, e o sobrinho, de 21, ficaram ilhados em cima do carro e foram resgatados por policiais militares.

Em um vídeo gravado logo após o resgate, o homem aparece emocionado, agradecendo aos policiais. "Os heróis da Polícia Militar me tiraram de lá. Graças a Deus", disse. Em conversa com os militares, ele revelou ter enviado áudios despedindo de amigos e familiares. "Ele tinha certeza que ia morrer", contou Sargento Silveira, à reportagem do Estado de Minas. O veículo chegou a ser arrastado pela água.

Apesar de não passar por um treinamento específico para salvamento em enchentes, os militares arriscaram a própria vida para fazer o resgate. "Nossa atividade é muito diferente. Não temos treinamento adequado, nem equipamento. Mas, na hora a gente não pensa muito. Não medimos esforços para salvar a vida das pessoas", afirma o militar.

No improviso, eles pegaram uma corda usada pela equipe de trânsito para isolar o local. "Como chovia e corria o risco da água continuar subindo, conseguimos uma corda, prendemos ela ao corpo e conseguimos fazer o resgate. Fizemos uma ancoragem segura, mas não temos treinamento para isso", relata o militar, que, até então, nunca havia participado desse tipo de resgate.

Chuva em Contagem

O temporal, acompanhado de granizo, que atingiu Contagem na noite dessa terça-feira (14/2) causou estragos na cidade. Houve queda de árvore, alagamentos de vias e pessoas ilhadas. Apesar do susto, a Prefeitura de Contagem afirma que não há registro de vítimas ou óbitos.

Cerca de 550 pessoas ficaram desalojadas, temporariamente, e retornaram para suas casas na noite de ontem (14/2), assim que a água baixou e equipes da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos fizeram a limpeza das bocas de lobo, afirmou a prefeitura.

<h3>Not&iacute;cias gratuitas no celular</h3>
O formato de distribui&ccedil;&atilde;o de not&iacute;cias do <strong>Correio Braziliense</strong>&nbsp;pelo celular mudou. A partir de agora, as not&iacute;cias chegar&atilde;o diretamente pelo formato <em>Comunidades</em>, uma das inova&ccedil;&otilde;es lan&ccedil;adas pelo WhatsApp. N&atilde;o &eacute; preciso ser assinante para receber o servi&ccedil;o. Assim, o internauta pode ter, na palma da m&atilde;o, mat&eacute;rias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as not&iacute;cias do <strong>Correio</strong>, clique no link abaixo e entre na comunidade:
<li><a href="https://chat.whatsapp.com/JRZPIOb7OZe5vda8gePmQk" target="_blank" rel="noopener noreferrer">Clique aqui e acesse a comunidade do Correio no WhatsApp</a><br /></li>
Apenas os administradores do grupo poder&atilde;o mandar mensagens e saber quem s&atilde;o os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de intera&ccedil;&atilde;o indevida.
<h3>Cobertura do Correio Braziliense</h3>
Quer ficar por dentro sobre as principais not&iacute;cias do Brasil e do mundo? Siga o <strong>Correio Braziliense</strong> nas redes sociais. Estamos no <a href="https://twitter.com/correio" target="_blank" rel="noopener noreferrer">Twitter</a>, no <a href="https://www.facebook.com/correiobraziliense" target="_blank" rel="noopener noreferrer">Facebook</a>, no <a href="https://www.instagram.com/correio.braziliense/" target="_blank" rel="noopener noreferrer">Instagram</a>, no <a href="https://www.tiktok.com/@correio.braziliense" target="_blank" rel="noopener noreferrer">TikTok</a> e no <a href="https://www.youtube.com/channel/UCK3U5q7b8U8yffUlblyrpRQ" target="_blank" rel="noopener noreferrer">YouTube</a>. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE