Veruska Donato, ex-repórter da Rede Globo, entrou na Justiça, na última terça-feira (31/1), contra a emissora, alegando assédios morais e pressão relacionada a perda de peso. As exigências fizeram com que a jornalista desenvolvesse um quadro de burnout.
Um atestado médico, obtido pela reportagem da Folha, revela que Veruska precisou tirar uma licença de 60 dias, em 2021, para tratar problemas emocionais ligados "às pressões do ambiente de trabalho." O jornal também teve acesso a um e-mail, de 2017, em que a chefia de jornalismo (na época, com Cristina Piasentini à frente) orienta os repórteres a evitarem "tecidos apertados".
- "Me ajuda, eles querem me matar", disse jornalista da TV Globo
- Morre a jornalista da Globo Glória Maria, no Rio de Janeiro
- Ex-repórter da Globo sofre homofobia e perde seguidores após beijar esposa
A jornalista alega que a pressão estética sofrida no ambiente de trabalho piorou conforme ela ia se aproximando dos 50 anos. Veruska relata que qualquer flacidez, ruga ou gordura considerada "fora do lugar" era alvo de críticas pelos chefes.
Donato está processando a emissora em R$ 13 milhões, valor que inclui os supostos assédios morais e dívidas trabalhistas, uma vez que a jornalista trabalhou entre 2002 e 2019 como pessoa jurídica (PJ), mas mantinha rotina de profissionais que trabalhavam em regime de CLT.
A Globo respondeu à Folha que "não comenta ações judiciais em curso. O que pode assegurar é que não existe nenhuma orientação nesse sentido para nossos profissionais."
Notícias no celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99666-2581 na sua lista de contatos.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Brasil Homem chama amante de esposa para tomar cerveja e o mata a facadas
- Brasil Moradores vão benzer prédio em BH após dois homicídios em um ano
- Brasil Um terço das pistas de pouso da Amazônia é clandestina, diz MapBiomas
- Brasil Enterrada até o pescoço: bombeiros salvam mulher em deslizamento de talude
- Brasil Homem agride esposa grávida e é contido com arma de choque
- Brasil Brasileiras sofrem agressão sexual nos jardins da Torre Eiffel, em Paris
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.