Questão Indígena

Ministério abrirá auditoria para avaliar contratos com a TI Yanomami

Serão analisados contratos que teriam fragilidades apontadas em relatórios anteriores. A auditoria interna será em torno de acordos para aquisição de medicamentos e realização de voos até o Distrito de Saúde Yanomami

Tainá Andrade
postado em 07/02/2023 20:37
 (crédito: Michel Dantas/AFP)
(crédito: Michel Dantas/AFP)

O secretário de Saúde Indígena (Sesai), Ricardo Weibe Tapeba, avalia a instalação de uma auditoria para reavaliar contratos do Ministério da Saúde com o Distrito de Saúde Especial Indígena Yanomami (DSEI-Y). De acordo com a pasta, entrarão na investigação os acordos que "apresentavam fragilidades", apontadas em relatórios anteriores.

A auditoria será em torno de contratos para medicamentos e realização de voos até o DSEI-Y. A região passa, neste momento, por desassistência de remédios básicos para as principais causas de mortes dos indígenas, como a malária.

Essa será uma das ações do Grupo de Trabalho (GT) da saúde instituído pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE-Yanomami).

Em coletiva, nesta terça-feira (7/2), Tapeba confirmou que nos próximos dias será anunciado o nome do novo coordenador ou coordenadora que assumirá a gestão do DSEI-Y, além da recomposição do quadro da unidade.

“Temos a pretensão de fazer recomposição da equipe do DSEI-Y, a intenção é fazer uma intervenção. A Sesai possui unidade centralizada, em que cada uma tem só um cargo comissionado, que é o de coordenador. Já realizamos o desligamento de todos [os indicados da última gestão]. Estaremos nos próximos dias focados em recompor as coordenações de todos os distritos, inclusive dos DSEI-Y”, declarou o secretário.

De acordo com ele, o ministério já foi informado da decisão após reunião com lideranças ianomâmis e servidores do distrito, que ocorreu hoje. “Nós já fizemos contato com o Ministério da Saúde hoje, a partir de uma reunião com as lideranças indígenas e com os servidores do DSEI. Durante o decorrer da semana, realizaremos a nomeação do novo coordenador do DSEI”, decretou.

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99666-2581 na sua lista de contatos.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE