Um falso padre foi preso, em Itapecerica, no Centro-Oeste de Minas, aplicando golpes em lojas. O homem, de 54 anos, se apresentava como padre Luiz Otávio para ganhar a confiança dos comerciantes e comprar a prazo.
No momento da prisão, nesta terça-feira (31/1) no centro da cidade, ele negociava materiais de construção, conforme detalhado, nesta quarta-feira (1/2), pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).
O padre falso tentava aplicar o golpe pela segunda vez na mesma loja. Funcionários suspeitaram, chamaram a polícia e o homem acabou preso em flagrante.
O primeiro contato com o estabelecimento comercial foi feito pelo falso padre no sábado (29/1) por WhatsApp e telefone. Ao ligar, ele se apresentou como “Padre Luiz Otávio” e disse que precisava de materiais elétricos para obra de uma igreja em Carmo da Mata, a cerca de 40 km. Entretanto, pediu que a compra fosse feita no crediário.
Convencidos de que se tratava realmente de um sacerdote, a loja fez a venda e entregou a mercadoria no mesmo dia a uma terceira pessoa que foi até o local. A PMMG informou apenas que se tratava de um alto valor, mas não revelou a quantia. O responsável por receber os produtos, até o momento, não foi preso e a mercadoria não foi recuperada.
Só após entregar os materiais os funcionários suspeitaram que, talvez, se tratasse de um golpe. Eles entraram em contato com a paróquia de Carmo da Mata. Lá, foram informados que não havia nenhum padre com aquele nome e que nenhuma compra havia sido feita.
Eles, então, fizeram contato com o suposto "Padre Luiz Otávio" e combinaram para que ele fosse até a loja concluir as demais compras. Paralelamente, contataram a polícia e informaram o horário que o suspeito estaria na loja.
Na terça-feira (31/1), ele foi até o estabelecimento pessoalmente. O homem, segundo a PM, tem cerca de 1,65 metro, cabelos grisalhos, barba e usava roupas normais. Entretanto, desta vez, o comerciante não caiu no “conto do vigário” e os militares o prenderam em flagrante.
Outros crimes e vítimas
Ao ser abordado pelos policiais, o “padre” tentou se passar por outra pessoa. Entretanto, a PMMG conseguiu a verdadeira identidade do homem. Ele é foragido da justiça por inúmeros crimes como tráfico de drogas, furto, roubo e reiterados estelionatos.
O falso padre fez vítimas em outras cidades do Centro-Oeste mineiro, como Carmo da Mata, Campo Belo, Candeias, São Francisco de Paula, Arcos, Formiga, Pains e, por último, em Itapecerica.
Ele foi levado para a delegacia da Polícia Civil de Itapecerica e, depois, para o presídio de Formiga, na mesma região.
Alerta
A Polícia Militar alerta comerciantes e cidadãos sobre a prática de golpes usando telefones e redes sociais.
“Alertamos ao cidadão que não faça nenhuma negociação ou transações financeiras (pix ou pagamento de boletos) após tratativas com pessoas que entram em contato por telefone e/ou mensagens de aplicativos e e-mails”, alertou a polícia.
Saiba Mais
- Política Do Val chama Bolsonaros de "parceiraços" e defende abertura de CPI
- Brasil Pai e filho usam babá como 'laranja' e são condenados a 15 anos de prisão
- Política Do Val diz que vai pedir afastamento de Moraes de inquérito dos atos golpistas
- Esportes Fórmula 1: Red Bull trocará Honda por Ford a partir de 2026; entenda
- Brasil Mulher cai de moto e morre ao ser atropelada por prefeito de cidade mineira
- Cidades DF Moraes manda soltar ex-comandante da PMDF preso após atos golpistas
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.