O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) afirmou nesta quinta-feira (2/2) que pretende divulgar os resultados definitivos do Censo Demográfico 2022 em abril. Para finalizar o levantamento, que foi marcado por atrasos, a entidade tenta reduzir as recusas de parte da população em receber os recenseadores.
“Após seis meses em campo, um dos principais desafios para a conclusão do Censo 2022 é o número alto de recusas para responder ao questionário. No país, a taxa média chega a 2,43%, em dados atualizados no último dia de janeiro”, afirmou o órgão. “Esse percentual é consideravelmente maior em localidades onde há maior concentração populacional. Em São Paulo, que lidera o ranking entre os estados, a taxa de recusas é de 4,49%, o que equivale a cerca de 720 mil domicílios em que o morador se recusou a prestar informações ao IBGE.
Segundo o instituto, uma das dificuldades é o acesso dos recenseadores a condomínios de bairros de renda alta. Para tentar reverter a situação, elaborou um protocolo que deve ser seguido por suas equipes
Saiba Mais
- Cidades DF Secretaria de saúde inicia nova campanha de vacinação infantil
- Educação básica Bienal da UNE é aberta no Rio com pauta de reconstrução da educação
- Brasil Glória Maria: por que câncer como o que vitimou jornalista é tão difícil de tratar
- Cidades DF WhatsApp: receba as notícias do Correio Braziliense direto no celular; é de graça
Dobro do tempo
Iniciada em agosto do ano passado, a coleta das informações estava prevista para ser concluída em três meses, até outubro de 2021. Entretanto, o trabalho já leva o dobro da estimativa inicial. O IBGE associou a situação a dificuldades para contratar e manter em campo os recenseadores. Garantiu hoje, contudo, que a cobertura dos setores censitários (espaço de divisão do território) foi praticamente concluída em janeiro.
O órgão planeja seguir com o processo de revisão, controle de qualidade e apuração do Censo em fevereiro e março. Nesta etapa, estão previstas, por exemplo, tentativas de reversão de recusas e revisitas a domicílios com moradores ausentes. "A previsão é de que o IBGE divulgue os resultados definitivos do Censo referentes à população dos municípios em abril de 2023", informou.
*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Política Anielle Franco sobre Glória Maria: "Temos que manter esse legado vivo"
- Diversão e Arte Oficinas ensinam ecologia e sustentabilidade para as crianças
- Esportes Conheça o Centro de Treinamento do Time Brasil no Rio de Janeiro
- Cidades DF Promotor sobre chacina no DF: "Um dos crimes mais brutais cometidos no Brasil"
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.