INDÍGENAS

Ianomâmis: Ibama cria Sala de Situação e Controle para combater garimpo

As equipes do órgão, ligado ao Ministério do Meio Ambiente, vão coordenar, planejar e acompanhar os trabalhos de proteção da área indígena

Francisco Artur
postado em 02/02/2023 12:55
 (crédito: Condisi-YY/Divulgação)
(crédito: Condisi-YY/Divulgação)

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) publicou, no Diário Oficial da União, desta quinta-feira (2/2), que será implantada uma Sala de Situação e Controle para combater o garimpo ilegal no território dos povos Ianomâmi, em Roraima. 

As equipes do órgão, ligado ao Ministério do Meio Ambiente, vão coordenar, planejar e acompanhar os trabalhos de proteção da área indígena. A Sala de Situação e Controle será instalada na sede do Ibama, na capital Boa Vista. 

Segundo a portaria, as ações do Ibama estão previstas para durar 180 dias. Esse prazo, no entanto, pode ser prorrogado. 

A criação da Sala de Situação e Controle foi assinada pelo presidente substituto do Ibama, Jair Schmitt.

A previsão é que, já nos próximos dias, a Diretoria de Proteção Ambiental (Dipro) publique uma Ordem de Serviço nomeando o coordenador da Sala. Este é o registro que vai autorizar os funcionários a darem início às atividades de inspeção.

O nome à frente do projeto poderá solicitar a formação de uma equipe para prestar apoio técnico e administrativo às operações contra garimpeiros irregulares.

O que houve com Ianomâmis

Problemas como fome, desnutrição infantil e infecções causadas por substâncias tóxicas caracterizam o cenário vivido pelos povos Ianomâmis, em Roraima. Além disso, a região é marcada pela violência e pela mineração ilegal. 

No dia 21 de janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou o território e disse que o governo federal tomaria medidas que vão do combate ao garimpo ilegal e à fome. A criação da Sala de Situação e Controle para combater a ação de garimpeiros irregulares é uma dela. 

Antes do decreto desta quinta, entre outras ações, o governo decretou estado de calamidade no território Ianomami, enviou médicos e agentes de saúde para a terra, suspendeu a concessão de acesso a Território Yanomami, exonerou uma série de cargos comissionados na então Fundação Nacional do Índio (Funai), atual Fundação Nacional dos Povos Indígenas - que manterá a sigla Funai.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE