A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do boletim InfoGripe, indicou que o vírus sincicial respiratório (VSR), responsável pela internação de bebês e crianças até quatro anos, tem registrado queda nos estados. O monitoramento mostrou essa diminuição durante um período constante, nas últimas três semanas. As informações são referentes às coletas até dia 23 de janeiro.
A exceção é no Distrito Federal, que, apesar de ter tido uma interrupção nos registros de novos casos, mantém elevado número de internações. “O crescimento foi interrompido, mas ainda há um volume de internações semanais relativamente constante”, explica o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe.
No Sudeste, em Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo, e em cidades do Sul do Brasil, onde estavam ocorrendo surtos da doença fora de época, o monitoramento mostrou que os índices diminuíram nas semanas anteriores. Junto a isso, o aumento expressivo, associado diretamente à covid, também tem caído, em decorrência da diminuição de casos da doença no país.
“A maior parte do país está voltando a patamares significativamente baixos de covid-19 em comparação com o histórico. Felizmente, não há sinal de retomada do crescimento neste começo de ano”, afirma Gomes.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!