Jornal Correio Braziliense

SÃO PAULO

Suspeito de ameaçar e espionar vizinhas no banho é expulso de condomínio

Caso o suspeito não cumpra a determinação do juiz, ele deverá pagar multa de R$ 10 mil para cada entrada ou tentativa de entrada no residencial

Um idoso, de 70 anos, foi expulso de um condomínio em Praia Grande, no litoral de São Paulo, acusado de 'espionar' vizinhas no banho pelas janelas e ameaçar agredir outros moradores do prédio. Ele vai responder pelos crimes de injúria, importunação sexual e ameaça, além da contravenção penal de perturbação do sossego.

A expulsão foi decretada pelo juiz Sergio Castresi de Souza Castro, da 3ª Vara Cível de Praia Grande. No documento, o magistrado proibiu o homem de acessar e frequentar as áreas comuns e particulares do condomínio. Além disso, ele tem até 5 de fevereiro para a desocupação do imóvel "sob pena de uso de força policial".

Caso o idoso não cumpra a determinação do juiz, ele deverá pagar multa de R$ 10 mil para cada entrada ou tentativa de entrada no residencial. “O direito de propriedade não é absoluto, cabendo ao seu detentor fazer o uso da coisa sem prejudicar terceiros”, ponderou o juiz.

O idoso espionava as moradoras do condomínio por meio das janelas basculantes que dão acesso aos corredores do prédio. Além disso, ele é acusado de ameaçar, agredir e cometer injúrias contra outros moradores. Os episódios começaram em 2020. No ano seguinte, ele teve a prisão preventiva decretada, mas a detenção foi convertida em internação psiquiátrica.

Além das espionagens, o idoso chegou a chamar uma moradora de "sapatona", ameaçou estuprá-la e, em seguida, passou a amolar uma faca na direção dela. Ele também teria o 'costume' de exibir o órgão genital pelas dependências do local.

Ainda de acordo com a decisão judicial, o homem continua com o direito de alugar, vender ou emprestar o apartamento. Apenas foi vedado o direito de acessar as dependências do edifício autor e/ou permanecer no imóvel do qual é dono, "visto que a vida em comum tornou-se inviável, conforme prova dos autos".

O condomínio informou que o idoso já deixou o local. A defesa do acusado não foi localizada.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!