Um galpão do terminal de cargas do Aeroporto Internacional Tom Jobim, conhecido como Galeão — no Rio de Janeiro —, foi tomado por chamas no início da tarde deste quarta-feira (18/1). O Corpo de Bombeiros da Ilha do Governador foi acionado às 13h46 e destinou agentes para o local, localizado no Rio de Janeiro. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram uma intensa fumaça preta sobre o local. Não há informações de feridos ou mortos.
Por volta das 20h30, a Defesa Civil informou ao Correio que as chamas foram extintas e, agora, os bombeiros fazer o trabalho de rescaldo — fase de combate ao incêndio em que se vasculha o local atrás de focos de fogo escondidos que podem reavivar as chamas. "Cerca de cem militares de 17 unidades foram empenhadas na ocorrência com apoio de mais de 30 viaturas e helicópteros", afirma o órgão.
"O galpão abrigava materiais diversos, como pallets de madeira, empilhadeiras e aeronaves. Dois helicópteros foram danificados pelas chamas. Um terceiro foi preservado", acrescenta a nota. Ainda não é possível saber a causa do incêndio.
Às 15h33 desta quarta-feira (18/1), a assessoria da administração do Galeão informou ao Correio que a área do incêndio foi isolada, como medida de segurança. "Não há registro de vítimas. A concessionária informa que não há impactos na operação de pousos e decolagens, tão pouco na movimentação e integridade das cargas de importação e exportação do aeroporto", diz o comunicado.
Nas redes sociais, os moradores do Rio afirmam que a fumaça do incêndio pode ser vista de vários bairros da cidade, inclusive os mais distantes da Ilha do Governador, onde o aeroporto está localizado.
O Centro de Operações Rio, um portal governamental que informa cidadãos sobre mudanças no trânsito, pediu que os motoristas que trafegarem pela Linha Vermelha tivessem cuidado ao dirigir. “Um incêndio em um terminal de cargas no aeroporto internacional causa muita fumaça na região”.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã.