As fortes chuvas que atingiram o estado de Santa Catarina, na noite desta terça-feira (17/1), deixaram um rastro de destruição. No Vale do Itajaí, duas pessoas morreram. As vítimas são um homem de 30 anos e uma criança de 4 anos. Outras três pessoas seguem desaparecidas, entre elas outra criança de 1 ano e meio.
Segundo a Defesa Civil do município, o temporal, que afetou outros municípios do estado, também abriu uma cratera na BR-470 em Indaial, no Vale do Itajaí. O km 75,8 da rodovia foi totalmente bloqueado na madrugada desta quarta-feira (18) e não tem previsão de liberação.
- Indígenas são assassinados a caminho de fazenda no sul da Bahia
- Suspeitos de estuprar idosa de 65 anos são presos em matagal
- Filha de jornalista esportivo cai de tirolesa e se machuca no Mineirão
Em Rio Negrinho, no Norte catarinense, choveu aproximadamente 78 mm, na noite de terça-feira (17). Deslizamentos e alagamentos também foram registrados na região, de acordo com a Defesa Civil.
Já em Xanxerê, no Oeste catarinense, a estrutura de uma empresa caiu em cima de duas casas durante um vendaval, na tarde de terça-feira. Felizmente, ninguém ficou ferido neste local.
De acordo com o órgão, os estragos foram causados por uma microexplosão - quando uma nuvem de tempestade não consegue suportar o volume de água e todo esse acumulado cai de uma vez só. O calor, a umidade e a instabilidade na atmosfera favorecem a ocorrência de temporais no estado.
Até a manhã desta quarta-feira (18/1), foram registrados 64 chamados. A Defesa Civil orienta que os moradores das regiões chuvosas se abriguem em locais seguros, longe de árvores, placas, postes e outros objetos que possam ser arremessados. Dentro de casa, o órgão recomenda ficar longe das janelas e, se estiver na praia, jamais fique na água.
Além disso, o recomendado é redobrar a atenção com as crianças e ficar atento a qualquer movimento de terra ou encostas próximo a residências ou ao aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.