Jornal Correio Braziliense

ATOS GOLPISTAS

Juiz que autorizou ato golpista em BH é afastado por corregedor do CNJ

Magistrado havia autorizado que o empresário do ramo têxtil Esdras Jonatas dos Santos obstruísse a Avenida Raja Gabaglia, na região Centro-Sul da capital

O juiz Wauner Batista Machado, da 3ª Vara da Fazenda Pública Municipal da Comarca de Belo Horizonte, foi afastado do cargo após autorizar que o empresário do ramo têxtil Esdras Jonatas dos Santos obstruísse a Avenida Raja Gabaglia, na região Centro-Sul da capital, para a realização de um protesto golpista em frente ao Comando da 4ª Região Militar do Exército. A decisão foi assinada nesta segunda-feira (9/1) pelo corregedor nacional de Justiça Luis Felipe Salomão.

Após a Guarda Civil de BH, por determinação da Prefeitura, retirar barracas da avenida, Esdras – um dos líderes do acampamento bolsonarista na Raja – acionou o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para que ele pudesse manter a estrutura no local. Inclusive, ao impetrar o pedido, o empresário alegou não possuir “condições de arcar com as despesas processuais sem obter prejuízo de seu próprio sustento e de sua família”.

No entanto, ele foi flagrado chegando ao local dirigindo um Porsche na última sexta-feira (6/1).

Agora, em um novo capítulo, ao determinar "o afastamento imediato" do juiz que acatou o pedido de Esdras, o corregedor destaca que "há elementos que conduzem para a existência de indícios do possível cometimento de infrações disciplinares pelo magistrado". Salomão cita ainda a suspeita de "utilização do cargo para a prática de atos que favorecem os ataques ao Estado Democrático de Direito".

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!