Jornal Correio Braziliense

SAÚDE

Erika Hilton pede investigação de morte de jovem obeso em São Paulo

Dois hospitais se recusaram a atender o jovem de 25 anos, que pesava cerca de 190 quilos, por falta de equipamentos adequados para pacientes com obesidade

A deputada eleita Erika Hilton (PSol-SP) pediu neste sábado, 7, ao Ministério Público de São Paulo (MP-SP) que investigue a morte de Vitor Augusto Marcos de Oliveira.

Dois hospitais se recusaram a atender o jovem de 25 anos, que pesava cerca de 190 quilos, por falta de equipamentos adequados para pacientes com obesidade. Ele morreu enquanto aguardava atendimento em uma terceira unidade de saúde, o Hospital Geral de Taipas, na zona norte de São Paulo.

O pedido de Erika Hilton é para que a Promotoria de Justiça do Grupo Especial de Saúde Pública do MP-SP abra um inquérito para apurar as responsabilidades administrativa, civil e criminal pela morte do jovem.

A representação afirma que Vitor foi vítima de negligência médica. "Sendo premente a apuração da responsabilidade estatal no caso concreto, pois Vitor Augusto poderia estar vivo e ter seus direitos atendidos se não houvesse a negligência acerca dos instrumentos para o seu atendimento", diz um trecho do pedido.

NELSON ALMEIDA - Brazilian trans councilwoman Erika Hilton, elected by the Socialism and Freedom Party (PSOL), poses for a photo during an interview with AFP, at the Sao Paulo City Council, in Sao Paulo, Brazil, on November 23, 2020. Transgender candidates celebrated a series of historic wins in municipal elections last week in Brazil, where they were allowed to run for the first time under their chosen names. Hilton and another trans candidate, Thammy Miranda, both finished among the top 10 most-voted politicians for the Brazilian economic capital's 55-seat city council. / AFP / NELSON ALMEIDA

A deputada eleita, que está no fim do mandato como vereadora em São Paulo, também pede que o Ministério Público apure se a Secretaria de Saúde do Estado está "promovendo a adequação necessária dos equipamentos de saúde para atendimento emergencial de pessoas obesas".

A reportagem entrou em contato com a pasta para comentar a representação e aguarda resposta. Quando a morte do jovem foi divulgada, a Secretaria de Saúde do Estado lamentou o caso e disse que abriu uma investigação interna "para que sejam tomadas as devidas providências."