A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Ethel Maciel, confirmou, nesta sexta-feira (6/1), que a vacina contra a covid-19 será incorporada ao Programa Nacional de Imunização (PNI). Isso significa que a vacinação não acontecerá mais em etapas, tendo um calendário de aplicação. A decisão do ministério, a partir de agora, é integrar a campanha de combate ao coronavírus à da gripe.
“O governo anterior, no dia 9 de dezembro, teve uma reunião com a Câmara Técnica de Imunização. Naquele momento, eu era consultora, participava da Câmara Técnica como pesquisadora, e houve a decisão de que a vacinação contra a covid seria incorporada no nosso plano nacional de imunização”, explicou a secretária, ao lembrar que a decisão foi tomada ainda na gestão de Jair Bolsonaro (PL), mas que seria realizada por etapas.
“Vocês acompanharam que o governo anterior criou um Plano Nacional de Operacionalização, dividindo ações de vacinas. Isso não acontecerá neste governo, a vacina contra a covid será incorporada no Programa Nacional de Imunização e nós teremos, então, um calendário de vacina para a covid-19. A vacina ocorreria na campanha contra a gripe, e as duas campanhas se integrariam”, complementou.
Cobertura “preocupante”
Ela alertou ainda que o cenário é “preocupante” já que a cobertura do esquema vacinal, composto pelas duas doses e mais uma de reforço, está abaixo da média esperada. “A cobertura de duas doses não chega a 80%, e a cobertura do esquema de duas doses mais a dose de reforço não chega a 50%. Isso é gravíssimo nesse cenário que se apresenta, principalmente de uma nova variante que tem uma alta transmissibilidade”, avisou.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!