O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (5/1) que enviou os ministros da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e das Cidades, Jader Filho, para acompanhar a situação das chuvas no interior de São Paulo. A região está sendo castigada por temporais, causando alagamentos e desmoronamentos.
"Estamos nessa primeira semana acompanhando a situação das chuvas no interior de São Paulo para levar o suporte do governo federal, começando a recuperar a atuação da defesa civil e outros órgãos", declarou Lula em sua conta no Twitter.
Os dois ministros embarcaram no início da tarde para Araraquara, São Paulo. Segundo Góes, o município "vem sendo castigado pelas fortes chuvas na região, causando danos às infraestruturas e acidentes que, infelizmente, causaram a perda de vidas. Mais adiante traremos novas informações".
As chuvas de janeiro são uma preocupação do novo governo, tratadas desde o período de transição. Membros da equipe técnica que acompanharam a Defesa Civil denunciaram a falta de recursos para obras de contenção.
No Diário Oficial da União (DOU) de hoje, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, ligada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, reconheceu ainda estado de calamidade em dois municípios da Bahia, Cândido Sales e Vitória da Conquista, por conta das chuvas intensas.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!