Uma jacaré-de-papo-amarelo, de 108cm, foi resgatada no Espírito Santo, nesta segunda-feira (2/1). O animal foi batizado de 'Marina Silva', em homenagem à nova ministra do Meio Ambiente. A fêmea estava em um bueiro no bairro Novo Horizonte, na Grande Vitória. Ela passou por exames e está saudável.
'Marina Silva' vai ficar alguns dias em observação. Depois será solta na natureza. O resgate foi feito pelo Projeto Caiman, que atua na preservação de jacarés-de-papo-amarelo no Espírito Santo. Ao G1, o biólogo Fernando Paulino, que fez o resgate do animal, afirmou que é comum as pessoas encontrarem jacarés na região, principalmente embaixo de bueiros.
O biólogo explicou, ainda, que nesta época do ano, é comum jacarés aparecerem mais nas áreas urbanas por diversos fatores como temperaturas mais altas, período de reprodução dos animais e fortes chuvas.
- Mineira que estava desaparecida depois da posse de Lula volta para casa
- Cigana prevê morte de ex-presidente e um grande incêndio no Brasil em 2023
"Fizemos um resgate no mesmo lugar em dezembro. A Grande Vitória é circundada por grandes florestas, é super comum, eles saem das floresta em buscas de novos lugares, novos parceiros/parceiras e acabam topando com um bueiro, ponto de ônibus", disse o biólogo ao G1, ao destacar que o número de resgates aumentaram entre outubro e finalzinho de março.
Segundo Fernando, o projeto Caiman sempre dá a opção de a pessoa que encontrou o animal batizar o jacaré resgatado. Desta vez não foi diferente. O nome Marina Silva foi escolhido pela pessoa que encontrou a jacaré.
Em média, por ano, o projeto encontra cerca de 70 jacarés, que já receberam nomes em homenagem a diversas personalidades famosas como Zeca Pagodinho e Marta (em homenagem a jogadora de futebol).
Outros dois jacarés resgatados na época da Copa do Mundo receberam o nome de Richarlison e Neymar. 'Richarlison' foi encontrado dentro de uma piscina em Vila Velha. Já o filhote ‘Neymar’, estava em uma rodovia de Vitória.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.