A Polícia Federal (PF) prendeu, nesta sexta-feira (27/1), Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, de 67 anos, na cidade de Tubarão, no sul de Santa Catarina. Apelidada de 'Fátima de Tubarão', a idosa estava entre os bolsonaristas que, no último dia 8, invadiram e depredaram os prédios do Congresso, Supremo Tribunal Federal (STF) e Planalto.
Durante os atos extremistas, Fátima foi filmada no prédio onde trabalha os presidentes da República. Nas imagens da invasão que viralizaram nas redes sociais, a senhora, fala: "Vamos para a guerra, é guerra agora. Vamos pegar o Xandão agora", fazendo referência ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Fátima de Tubarão e outras 10 pessoas foram presas na 3ª fase da operação Lesa Pátria, deflagrada pela PF nesta sexta. Além da detenções, a PF cumpriu 27 mandados de busca e apreensão.
Em Santa Catarina, além da prisão de Fátima, a polícia cumpriu uma medida de busca e apreensão.
Ao todo, nesta fase da Lesa Pátria, os mandados de prisão e busca e apreensão ocorreram em cinco estados e no Distrito Federal.
Confira o balanço da 3ª fase da operação Lesa Pátria
Mandados de busca e apreensão
SC – 1
DF – 4
RJ – 9
PR – 1
ES – 8
MG – 4
Mandados de prisão
SC – 1
DF – 2
RJ – 1
PR – 1
ES – 4
MG – 2
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Política Aumento do ICMS une governadores e saída pode ser via STF
- Política Pacheco busca apoio do PL na disputa pela Presidência do Senado
- Política Por que governo Bolsonaro é investigado por suspeita de genocídio contra os yanomami
- Política Ex-primeira dama Michelle volta dos EUA sem ex-presidente Bolsonaro
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.