Saúde Pública

Fiocruz: Brasil registra queda nos casos de vírus sincicial respiratório

Boletim Infogripe observou deminuição dos casos, que se mantém nas últimas seis semanas. No DF, houve interrupção de novos registros, mas número de internações segue elevado

Tainá Andrade
postado em 26/01/2023 18:41 / atualizado em 26/01/2023 18:42
Vírus sincicial respiratório (VSR) é responsável pela internação de bebês e crianças até quatro anos -  (crédito: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF)
Vírus sincicial respiratório (VSR) é responsável pela internação de bebês e crianças até quatro anos - (crédito: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF)

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do boletim InfoGripe, indicou que o vírus sincicial respiratório (VSR), responsável pela internação de bebês e crianças até quatro anos, tem registrado queda nos estados. O monitoramento mostrou essa diminuição durante um período constante, nas últimas três semanas. As informações são referentes às coletas até dia 23 de janeiro.

A exceção é no Distrito Federal, que, apesar de ter tido uma interrupção nos registros de novos casos, mantém elevado número de internações. “O crescimento foi interrompido, mas ainda há um volume de internações semanais relativamente constante”, explica o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe.

No Sudeste, em Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo, e em cidades do Sul do Brasil, onde estavam ocorrendo surtos da doença fora de época, o monitoramento mostrou que os índices diminuíram nas semanas anteriores. Junto a isso, o aumento expressivo, associado diretamente à covid, também tem caído, em decorrência da diminuição de casos da doença no país.

“A maior parte do país está voltando a patamares significativamente baixos de covid-19 em comparação com o histórico. Felizmente, não há sinal de retomada do crescimento neste começo de ano”, afirma Gomes.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE