GOLPE

Polícia Civil alerta para golpe da tabela do pix; saiba como evitar

Golpistas criam perfis nas redes sociais indicando que, se a pessoa depositar determinada quantia em conta indicada, recebe até cinco vezes o valor investido

Bel Ferraz - Estado de Minas
postado em 24/01/2023 16:13 / atualizado em 24/01/2023 16:13
 (crédito: Marcello Casal Jr Agência Brasil)
(crédito: Marcello Casal Jr Agência Brasil)

A Polícia Civil de Minas Gerais divulgou alerta para golpe conhecido como “tabela do pix”, muito divulgado nas redes sociais. De acordo com a corporação, os criminosos criam perfis falsos de investimento na internet indicando que, se a vítima depositar certa quantia em dinheiro em determinada conta, recebe até cinco vezes o valor investido.

“A vítima, iludida com o ganho fácil, acaba depositando e nunca recebe o valor de volta”, explicou a PC. Os golpistas, além de ficarem com o valor depositado, tem acesso a dados pessoais das vítimas, como nome completo, telefone e CPF, podendo cometer outros crimes.

A Polícia Civil ainda alerta para o golpe chamado “bug do pix”, onde o golpista indica que, devido a erro no sistema, a pessoa deposita um valor determinado em uma conta, e receberia o dobro. “Não existe esse erro no sistema pix”.

O que fazer depois de cair no golpe

Logo depois de cair no golpe do pix, a Polícia Civil pede para que a vítima entre em contato com a agência bancária via SAC, ouvidoria ou telefone e conteste a transação realizada, solicitando o mecanismo especial de devolução (MED).

A Polícia Civil ainda recomenda não interagir mais com a conta do golpista e denunciar o perfil na rede social. Além disso, a vítima deve procurar uma delegacia para registrar a ocorrência.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE