MapBiomas, a rede de mais de 70 organizações que monitora o uso da terra para promover a conservação e o manejo sustentável dos recursos naturais, foi premiada no Fórum Econômico Mundial, nesta terça-feira (17/1). A iniciativa foi reconhecida por seu trabalho de monitoramento do clima. Outras 15 iniciativas de todo o mundo também são reconhecidas por seu impacto e inovação social.
O trabalho colaborativo de organizações sociais ao redor do mundo passou a ser prestigiado pela Fundação Schwab, uma das entidades-irmãs do fórum econômico, ainda no fim de 2022, quando o projeto ganhou uma nova categoria da premiação.
Saiba Mais
Ajuda coletiva
O MapBiomas, que ganhou visibilidade com o Premio de Inovação Social Coletiva, começou no Brasil, criado pelo engenheiro florestal Tasso Azevedo, e hoje está presente em 14 países, ajudando a combater as mudanças climáticas. A iniciativa inclui universidades, ONGs e startups que utilizam tecnologia de ponta, ferramentas compartilhadas e códigos abertos para fornecer dados acessíveis e gratuitos.
“Problemas complexos não podem ser resolvidos por organizações isoladas, e os premiados da
Schwab Foundation deste ano mostram novos modelos de colaboração entre setores usando
tecnologia inovadora, redes humanas e recursos e conhecimentos compartilhados. Muitos
inovadores sociais têm uma longa história de trabalho em colaboração com outros. A ambição agora
é criar mudanças sistêmicas por meio de esforços coletivos”, diz François Bonnici, diretor da
Schwab.
A categoria Inovação Social Coletiva soma-se a outras três, que nortearam a escolha dos premiados
até o ano passado: Empreendedores Sociais, Intraempreendedores Sociais Corporativos e
Intraempreendedores Sociais Públicos. Os vencedores são selecionados pelos membros do conselho
da fundação.
“Os empreendedores sociais atuam como uma ponte que conecta a ética e os valores aos nossos princípios de negócios. Acredito que esses empreendedores estão projetando um modelo para economias significativas, reimaginando o progresso durante esses tempos incertos”, afirma Precious Moloi-Motsepe, copresidente da Fundação Motsepe e chanceler da Universidade da Cidade do Cabo.
Governo Lula em Davos
Fernando Haddad, ministro da Fazenda, e Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, são os enviados brasileiros para o evento na Suíça. Eles estão no evento para falar sobre o já anunciado pacote anti-deficit, uma proposta para uma nova âncora fiscal no 1º trimestre e a reforma tributária. Também está em pauta o combate à fome, mudanças climáticas, fortalecimento da democracia e política na América Latina.
*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.