O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta sexta-feira (6/1) a lei que cria o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matriz Africana e Nações do Candomblé, a ser celebrado no dia 21 de março.
A sanção da Lei 14.519/23 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de hoje. A sanção conta ainda com as assinaturas das ministras da Igualdade Racial, Anielle Franco, e da Cultura, Margareth Menezes.
O projeto de lei foi aprovado no Congresso Nacional em dezembro do ano passado. De autoria do deputado Vicentinho (PT-SP), a ideia original é que a data fosse comemorada em 30 de setembro, mas o Senado alterou para 21 de março para coincidir com o marco escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a conscientização contra a discriminação racial.
As Nações Unidas escolheram a data em 1966 em memória ao massacre de Sharpeville, na África do Sul, quando 69 pessoas foram mortos em um bairro negro do país.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Cidades DF Foragido por tentativa de homicídio de grávida no DF é identificado
- Política No Planalto, Lula inicia reunião ministerial com os 37 dirigentes da Esplanada
- Brasil Uber quer viagens com moto em SP e RJ; governos tentam barrar
- Diversão e Arte Cantor sertanejo morre após ser alvejado na porta de casa
- Diversão e Arte Afastada do Globo Repórter, Glória Maria é hospitalizada para tratamento
- Política Lula em primeira reunião com ministros: "Este será o mandato da minha vida"
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.